Mathieu van der Poel tem sido um grande destaque no cenário internacional. Em entrevista ao site holandês Wielerrevue o ciclista comentou sobre suas incríveis performances, revelando dados específicos da sua vitória no Tour de France 2021.
O recorde de potência média
Sua vitória na etapa do Tour de France de 2021 é seu melhor desempenho de todos os tempos, puramente em termos de potência média em cinco minutos. Ele revelou ter tido uma média de 553 watts, durante a subida ao Mur de Bretagne.
Outra boa performance
Apesar da conquista impressionante, o ciclista salientou que teve performances notórias em outros eventos. “No ascensão ao Poggio na Milan-Sanremo, cheguei perto do meu recorde”, revelou Van der Poel.
“Porém, é uma subida mais complicada por ter diversas curvas, então, proporcionalmente, talvez tenha sido uma performance mais impressionante do que no Tour de France”.
A superação da dor
“No Campeonato Mundial de Glasgow eu não alcancei a potência que rodei lá na última hora e meia, há dois anos. É engraçado que os ataques sejam os que menos me machucam. É difícil explicar, mas no momento em que vou, de repente me sinto mais revigorado do que antes.”
Van der Poel tem uma ideia de por que isso acontece. “Isso deve ser algo de euforia e adrenalina. Eu já senti isso antes. Sempre consegui fazer um pouco mais nas corridas. Posso me machucar durante o treino, mas durante as corridas sei como aumentar ainda mais o limiar da dor.”