Tirreno-Adriatico: Jonas Vingegaard mostra sua superioridade e vence a 6ª etapa, confira os resultados e assista a chegada
Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) venceu com autoridade a subida ao Monte Petrano na Tirreno-Adriatico. Correndo com a camisa azul, de lider da prova, Vingegaard atacou Juan Ayuso (UAE Team Emirates) e Jai Hindley (BORA-Hansgrohe), na metade da última subida mantendo a liderança e cruzando a linha em primeiro lugar. Ayuso finalizou em 2º e Hindley completou o pódio na 3ª posição.
Duras ascensões durante a etapa
A dura etapa da Tirreno-Adriatico, a etapa Rainha, levou os ciclistas de Sassoferrato ao Monte Petrano, uma subida de 10km com 8% de inclinação média. Os corredores tiveram de enfrentar subidas intermediárias como La Forchetta (3,2 km com 7,3 % de inclinação), Moria (2,4 km a 8,5%) e o Plan di Trebbio (7 km a 5%).
No entanto, a grande vantagem no começo da etapa por parte de Vingegaard, de 1 minuto e 12 segundos à frente de Ayuso, o segundo colocado, já indicava um desfecho vitorioso para o dinamarquês.
Fuga inicial
A fuga inicial contava com nomes de peso como Richard Carapaz, da EF Education-EasyPost, que já estava atrasado em mais de 4 minutos, mas não foi proibido de se juntar à fuga. Na fuga estavam também Julian Alaphilippe, Bean Healy, Nans Peters, Michal Kwiatkowski, Axel Zingle, Iván García Cortina, Andreas Leknessund e Nikias Arndt.
Contudo, a vantagem da fuga foi controlada e encurtada pelo pelotão, liderado pela Visma-Lease a Bike, que conseguiu neutralizar quase completamente a diferença durante a escalada de La Forchetta. Mas uma contra-ataque por parte de Carapaz e Healy permitiu a fuga se distanciar novamente.
Entretanto, a diferença próxima de dois minutos e meio entre a fuga e o pelotão não foi o suficiente para manter os fugitivos à frente durante a subida final, especialmente com a alta cadência imposta pela BORA-hansgrohe.
Carapaz foi o último a ser alcançado do grupo inicial, sendo pego por um trio formado por Jonas Vingegaard, Juan Ayuso e Jai Hindley, com apenas 6 km faltando para o topo do Monte Petrano.
Em um golpe decisivo de estratégia, Vingegaard atacou e conseguiu se isolar na liderança.
Confira o ataque decisivo de Jonas Vingegaard
A jornada rumo à vitória foi claramente orientada pelo seu medidor de potência na escalada final e foi suficiente também, para consolidar ainda mais sua liderança da competição, com apenas uma etapa restante.
Assista a chegada
Resultados da 6ª etapa da Tirreno-Adriatico 2024
Classificação Geral após a 6ª etapa da Tirreno-Adriatico
O Giro do Ciclismo estará constantemente atualizando os resultados e divulgará a Classificação Geral completa da Tirreno-Adriatico, bem como, as demais classificações assim que a organização da prova disponibilizá-las.