Paris-Nice: Remco Evenepoel vence a 8ª etapa, Matteo Jorgenson grande campeão, confira os resultados
Matteo Jorgenson tornou-se o vencedor final da 82ª edição do Parijs-Nice. Na última etapa, o americano da Visma-Lease a Bike tirou a camisa amarela de seu compatriota Brandon McNulty (UAE Team Emirates). Jorgenson foi ainda pressionado por Remco Evenepoel (Soudal QuickStep), mas conseguiu se segurar na roda do belga, que acelerou na última ascensão. Evenepoel acabou vencendo a última etapa.
Uma corrida emocionante
No último dia do Paris-Nice, os corredores enfrentaram, uma curta, mas intensa etapa com largada e chegada em. E, como sempre, ela estava recheada de escaladas.
Nos primeiros quilômetros da etapa de apenas 109km, os corredores já enfrentaram a Côte de Levens, Côte de Châteauneuf e a Côte de Berre-les-Alpes. Depois vieram ainda a Côte de Peille (6,5 km a 6,9%), Col d’Èze e o Col des Quatre Chemins (3,6 km a 8,8%). Depois de chegar ao topo pela última vez, o percurso seguia por mais nove quilômetros até a linha de chegada na Promenade des Anglais.
A fuga do dia
O início da corrida foi marcado por diversas tentativas de ataque. Victor Campenaerts (Lotto Dstny), Johan Jacobs (Movistar) e Laurence Pithie (Groupama-FDJ) foram os primeiros a atacar. No entanto, o alto ritmo do pelotão e as estradas escorregadias frustraram qualquer possível sucesso da fuga.
Já no início da Côte de Peille, Campenaerts foi alcançado pelo grupo de favoritos. Foi então que Remco Evenepoel acelerou com Jorgenson na roda, McNulty teve mais dificuldade.
O resto poderia acompanhá-lo, mas depois o belga acelerou mais uma vez. No entanto, seus dois maiores competidores, o camisa amarela Brandon McNulty e seu atacante mais próximo Matteo Jorgenson, conseguiram se manter, por enquanto. Porém , três quilômetros antes do topo, Evenepoel voltou a atacar.
Jorgenson permanecia na roda de Evenepoel, McNulty teve um pouco mais de dificuldade. O americano, com Aleksandr Vlasov em seu encalço, permaneceu por muito tempo atrás dos dois líderes. O grupo então ficou reduzido a Evenepoel, Jorgenson e Vlasov.
Na última subida da Paris-Nice, Vlasov teve problemas e não conseguiu acompanhar o ritmo acelerado de Evenepoel. Jorgenson não quis ceder e seguiu rapidamente o campeão belga. Evenepoel seria o primeiro a surgir no Col des Quatre Chemins (que lhe valeu a camisa da montanha), mas o americano estava em posição apertada.
Evenepoel vence a última etapa
No final, porém, foi Remco Evenepoel quem cruzou a linha de chegada primeiro, selando a vitória na etapa. Jorgenson garantiu a grande vitória da competição, enquanto Evenepoel finalizou a prova em segundo. A terceira posição da etapa foi para Aleksandr Vlasov.
No final Matteo Jorgenson venceu a Classificação Geral, com Remco Evenepoel na 2ª posição. Brandon McNulty fechou o pódio final na 3ª posição.
Vlasov, que parecia estar a caminho de um lugar no pódio, perdeu muito tempo nos últimos quilômetros que teve que se contentar com o quinto lugar. Mattias Skjelmose chegou em quarto.
Assista a chegada
Resultados da 8ª etapa da Paris-Nice
O Giro do Ciclismo divulgará a Classificação Geral Final completa, bem como, as demais classificações assim que a organização da prova disponibilizá-las.