Ex Campeão Mundial revela onde Primoz Roglic deve atacar no Tour de France e Jonas Vingegaard já sabe
Tony Martin ex Campeão Mundial de Contrarrelógio se aposentou do pelotão de elite em 2021, na Jumbo-Visma, mas ainda continua acompanhando de perto as movimentações na sua antiga equipe.
Durante uma entrevista para o Eurosport, o alemão deu suas impressões sobre dois de seus ex-companheiros de equipe, os agora campeões de Grand Tour múltiplos, Jonas Vingegaard e Primoz Roglic. Vingegaard, assim como Martin, também se juntou à equipe em 2019.
“Lembro de dividirmos um quarto na primeira reunião da equipe. Rapidamente nos aproximamos como ‘os novatos’. Por isso, acabamos ficando bastante próximos”, relembra Martin.
“Para ser honesto, eu não via o potencial do Jonas naquela época. Mas me lembro de uma conversa que tive com Grischa Niermann (gerente esportivo da Jumbo-Visma). Já no primeiro ano, ele disse que Jonas seria o ‘próximo grande nome’, Grischa desempenhou um papel fundamental na contratação dele. Isso é incrível e mostra quão bem a equipe consegue identificar e desenvolver talentos.”
Primoz Roglic teve o apoio de Tony Martin por vários anos
“Primoz é extremamente ambicioso e determinado. Ele analisa os itinerários das corridas e sabe exatamente onde estão os pontos cruciais. Ele tem uma força de vontade imensa, tanto nas competições como nos treinamentos”.
“Quando você treina junto com ele, já é um nível de competição. Especialmente quando ele está fazendo seus treinamentos intervalados nas montanhas. É incrível. Ele se esforça até o limite e é muito duro consigo mesmo. Passa muito tempo em training camps e raramente está em casa. Isso não é fácil na vida pessoal”, pontua Martin.
Vingegaard e Roglic disputarão a Tour de France
No Tour de France deste ano, Vingegaard e Roglic estarão competindo entre si. “Talvez o Jonas conheça o Primoz um pouco melhor do que o contrário. Isso se deve ao fato de ele já ter sido auxiliar do Primoz e recebido instruções dele”.
“Ele sabe o que o Primoz gosta e, mais importante, o que ele não gosta. Isso pode acabar sendo uma vantagem para o Jonas. Ele pode, por exemplo, saber que o Roglic só atacará nos últimos quinhentos metros e não antes. Isso pode ajudá-lo”, conclui o ex-campeão mundial de contrarrelógio.
Vida após a aposentadoria
Tony Martin, conhecido como “Der Panzerwagen” em sua carreira, sempre foi reconhecido pela sua habilidade no contrarrelógio, conquistando múltiplos títulos mundiais nessa modalidade. Após a aposentadoria, ele tem se dedicado à análise do esporte e compartilha suas impressões e experiências com o público.