Volta a Catalunya com Tadej Pogacar, João Almeida e Sepp Kuss inicia nesta segunda-feira, confira todas as etapas e altimetrias
A Volta Ciclista a Catalunya regressa em 2024 com sua 103ª edição e será realizada a partir desta segunda-feira, 18 de março, até o próximo domingo, 24. A prova, iniciada em 1911, promete muita ação em terras catalãs e novamente terá a presença de grandes ciclistas do World Tour.
Neste ano já estão confirmados nomes como Tadej Pogacar, João Almeida, Sepp Kuss, Egan Bernal e Nairo Quintana para a largada em Sant Feliu de Guíxols.
Confira as etapas
1ª Etapa, segunda-feira, 18 de março: Sant Feliu de Guíxols – Sant Feliu de Guíxols (173,9 km)
Tal como nos últimos anos, a Volta à Catalunha começa com uma etapa em Sant Feliu de Guixols e arredores.
2ª Etapa, terça-feira, 19 de março: Mataro – Vallter (186,5 km)
No segundo dia, a Volta à Catalunha segue direto para as montanhas. De Mataro segue-se via Girona em direção ao Vallter 2000, uma subida que – como o nome sugere – ultrapassa os 2.000 metros. Subir 11,4 quilômetros a 7,5% até uma altitude de 2.136 metros deve registrar ação entre os capitães.
3ª Etapa, quarta-feira, 20 de março: Sant Joan de les Abadesses – Port Aine (176,7 km)
A organização da Volta a Catalunya não dá descanso à prova, depois da etapa Vallter 2000, porque se apresenta imediatamente uma difícil etapa de montanha. Com o Port de Toses (4 km a 9,1%). Porto de Canto (25,2 km a 4,2%) e termina no topo de Port Ainé (18,4 km a 6,7%), há três grandes subidas na agenda, que juntas somam quase quatro mil metros de desnível acumulados.
4ª Etapa, quinta-feira, 21 de março: Sort – Lleida (169,0 km)
O quarto dia é um dia em que os velocistas podem aparecer. Há apenas uma subida ao longo do caminho, já que a grande maioria do percurso acontece em linha descendente em direção a Lleida.
5ª Etapa, sexta-feira, 22 de março: Altafulla – Viladecans (167,3 km)
A quinta etapa é realizada entre Altafulla e Videcans. No papel, este pode ser o dia em que os fugitivos poderão vencer.
6ª Etapa, sábado, 23 de março: Berga – Queralt (154,7 km)
Cinco subidas em 154 quilômetros, com 4.085 metros de ascensões pela Catalunha. Um longo percurso de montanha, onde se evitam os picos muito altos. A corrida intermediária de Coll de Pradell em particular, cujos últimos cinco quilômetros têm média superior a 11%, deve fazer estragos, após o qual a decisão será finalmente tomada no Queralt com seis quilômetros de extensão.
7ª Etapa domingo, 24 de março: Barcelona – Barcelona (145,3 km)
A Volta à Catalunha normalmente termina com uma etapa em Barcelona e arredores, onde o Montjuic decide a etapa. Esta encosta de 2,5 quilômetros de extensão costuma ser palco da seleção em uma corrida eliminatória, onde os fugitivos e os ciclistas da Classificação Geral lutam pela vitória do dia.