Lance Armstrong sofreu transtorno de Stress Pós-Traumático (TEPT) e usou uma abordagem de terapia intensiva anos depois de admitir tomar drogas, para melhorar o desempenho, disse o ex-ciclista profissional ao podcast The Great Unlearn.
Stress Pós-Traumático
Pessoas que sofrem de transtorno de Stress pós-traumático geralmente sofrem de pesadelos, flashbacks ou desenvolvem distúrbios do sono. Armstrong teve que lidar com isso após sua confissão de doping em 2013, em uma entrevista a Oprah Winfrey.
Acabou sendo uma confissão com grandes consequências. A maioria de suas vitórias – incluindo suas sete vitórias no Tour – foram canceladas, Armstrong foi banido para sempre e uma série de ações judiciais importantes se seguiram.
“Certamente mereci”
“De repente passei de herói a zero ”, resume o próprio Armstrong. “Muitas pessoas acharam isso inteligente da minha parte, outros acharam engraçado. E muitas outras pessoas pensaram que eu merecia. Muitos estavam certos. Eu também não achei engraçado, mas certamente mereci.”
“Havia uma longa lista de ações judiciais”, continua o americano. “Minha renda passou de muito, muito alta para nada. Então você não tem como escapar desta situação. Quando as pessoas ouvem essa palavra, pensam imediatamente nos homens que lutaram na guerra. E houve amigos perdidos, olharam a morte nos olhos ou mataram pessoas. Mas não é exclusivo dos soldados. E certamente não é exclusivo meu.”
Terapia intensiva
Armstrong decidiu agir e fazer terapia para resolver seus problemas. Primeiramente ele seguiu a terapia regular. “Mas eu precisava de algo mais, algo ainda mais profundo.” Ele decidiu se internar em uma instalação especial no Tennessee para uma terapia muito curta de apenas cinco dias.
“Sozinho, dez horas por dia. Se minhas experiências anteriores com terapia fossem como um band-aid, isso parecia uma grande cirurgia.” Ele revelou também que “se dedicou à boa forma e à saúde” anos após sua confissão de doping . “Corri muito”, acrescentou, “nadei. Não é necessariamente um treino, aprendi a jogar golfe”, finalizou o americano.