Mark Cavendish dificilmente poderia ter sonhado com uma última etapa do Giro melhor do que essa. O ciclista britânico da equipe Astana Qazaqstan, que está em sua última temporada profissional, mostrou-se o mais rápido na etapa final pelas ruas de Roma. Além de contar com o apoio de sua equipe atual, Cavendish também recebeu uma ajuda preciosa de sua antiga equipe. “Hoje, tive verdadeiros amigos ao meu lado”, disse ele durante uma entrevista imediata após a corrida.
Nos quilômetros finais, Cavendish pôde contar com o apoio da INEOS Grenadiers, equipe pela qual competiu em 2012. Geraint Thomas e outros companheiros de equipe prepararam o sprint para o compatriota. “Estou extremamente feliz, foi uma batalha difícil para terminar este Giro. Já estive perto antes. Minha equipe e meus amigos fizeram um excelente trabalho. Tive o prazer de contar com bons e velhos amigos hoje, e isso é muito emocionante”, afirmou o velocista, claramente emocionado.
Para Cavendish, parece que o ciclo se completou. No Giro de 2008, ele conquistou sua primeira vitória em um Grand Tour, e agora, em Roma, alcançou sua última vitória. “Quinze anos atrás, conquistei minha primeira vitória em um Grand Tour. É incrível poder vencer aqui novamente. Este sprint realmente estava no topo da minha lista de desejos. Estou realmente muito feliz por isso”, concluiu.