Mark Cavendish teve um bom início de temporada ao vencer uma etapa no Tour Colombia no início do ano, mas desde então o britânico acumula problemas. O Manxman não conseguiu mais ser competitivo desde então e esta primavera está longe de ser um sucesso.
Febre glandular
A razão para estes desempenhos decepcionantes é o ressurgimento da febre glandular. Cavendish luta contra o vírus há seis anos e de vez em quando sofre um novo surto. O principal sintoma é a fadiga crônica.
Sem data de retorno
“Era impossível começar, mas não é nada de especial. Não sabemos quando Mark poderá correr novamente. O melhor agora é se recuperar totalmente”, compartilhou DS Stefano Zanini, diretor esportivo da Astana Qazaqstan Team ao site GCN.
Cavendish iniciaria na Classic Brugge-De Panne ontem, no entanto o ex-Campeão Mundial foi retirado da prova e não se sabe quando ele retornará.
Diversas provas sem disputar sprints
O Tour de France ainda está longe (inicia em 29 de junho), mas um conjunto de fracas atuações na Tirreno-Adriatico onde não esteve presente em nenhum dos sprints preocupou a equipe. Além disso no UAE Tour, onde ele competiu, só disputou um sprint em um deles, finalizando na 17ª posição.
Futuro incerto
Depois de não completar a Milano-Torino ele também não iniciou a Brugge-De Panne. A próxima corrida seria a Gent-Wevelgem (domingo, 24.03), mas é improvável que com sua forma atual ele comece a corrida; e a Scheldeprijs no início de abril (03.04), seria uma corrida importante para um retorno, mas no momento não há certeza de que ele estará presente.