Volta a Catalunya: Resultados da 6ª etapa, Tadej Pogacar cumpre a promessa e vence em voo solo, assista a chegada
Tadej Pogacar venceu a 6ª etapa da Volta à Catalunha, cumprindo a promessa que fez na sexta-feira, que iria ser agressivo neste sábado. O esloveno da UAE Team Emirates lançou um ataque a 25 km da chegada e seus adversários não conseguiram acompanhá-lo.
Egan Bernal em uma grande demonstração de evolução, após seu grave acidente, terminou na 2ª colocação, entrando para o Top 3 da Classificação Geral. Mikel Landa completou o pódio na 3ª posição.
A fuga do dia
Uma pequena fuga abriu a etapa. Bauke Mollema (Lidl-Trek) acelerou junto com Hugh Carthy (EF Education-EasyPost), no entanto os dois ciclistas não conseguiram abrir mais de um minuto de diferença e logo acabaram sendo alcançados pelo pelotão que rumava compacto para o grande desafio do dia, o Coll de Pradell.
Coll de Pradell
Mollema e Carthy foram, portanto, rapidamente ultrapassados no Coll de Pradell, faltando mais de 60 quilômetros. Nos últimos quilômetros do Coll de Pradell, terrivelmente íngremes, Steven Kruiswijk acelerou, mas acabou quebrando seus próprios companheiros de equipe, Sepp Kuss e Cian Uijtdebroeks que perderam o pelotão.
A partir deste momento Tadej Pogacar assume o controle, acelerando garantindo que os adversários não se atrevessem a atacar. Após a descida do Coll do Pradell, viria a penúltima ascensão, a Collada de San Isidre, onde Tadej Pogacar cumpriu sua promessa e fez o ataque definitivo com 25 km para a chegada.
Assista o ataque de Tadej Pogacar
Mikel Landa junto com Egan Bernal tentaram uma reação, mas foi impossível diante da potência do esloveno. Os dois procuraram manter Enric Mas atrás deles, bem longe do líder Pogacar, que aparentemente conquistou com facilidade a terceira vitória da semana. O esloveno venceu com uma grande vantagem. Bernal venceu o sprint pelo segundo lugar, Landa ficou em terceiro.