Os entusiastas do ciclismo assistiram durante a semana que passou, ao retorno de Egan Bernal aos maiores níveis do ciclismo mundial. Bernal conquistou seu primeiro pódio em corridas do World Tour desde seu retorno, durante a Vuelta a Catalunya, um feito notável que renova suas esperanças para o Tour de France deste ano.
Pódio na Volta a Catalunya
Neste domingo, Egan Bernal cruzou a linha de chegada na terceira posição da Volta à Catalunya. O colombiano ficou atrás apenas do espanhol Mikel Landa e do atual campeão do Tour de France, Tadej Pogacar.
Para o ciclista de 27 anos, este foi o terceiro pódio da temporada. Anteriormente, ele havia conquistado o terceiro lugar no O Gran Camiño (Jonas Vingegard venceu) e no Campeonato Nacional de Estrada. Em declarações ao site de sua equipe, INEOS Grenadiers, Bernal expressou sua felicidade e orgulho pela conquista:
“Sinto-me feliz, tenho muito orgulho da equipe e também de mim mesmo. Acho que foi uma etapa muito difícil, mas no final estivemos bem. O objetivo era subir ao pódio, mas também ser realista do ponto de vista”.
“Foi um pouco difícil subir ao pódio, mas era o que eu tinha em mente. A equipe esteve trabalhando desde o início, a certa altura estávamos um pouco distantes, mas continuamos a acreditar e finalmente conseguimos.”
O Caminho para Recuperar a Melhor Forma
Mesmo com o sucesso, Egan Bernal está consciente de que precisa continuar trabalhando e elevando seu nível para competir de igual para igual com ciclistas como Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard. Em uma publicação no Instagram após sua atuação na Catalunha, ele compartilhou suas reflexões:
“Meu primeiro pódio no World Tour desde o meu renascimento, mas sejamos honestos… Ainda há muito trabalho a ser feito para ser o Egan Bernal de antes, então vou voltar para casa para continuar trabalhando.”