A startup britânica Body Rocket, fundada em 2017, tem chamado a atenção do mundo do ciclismo com o desenvolvimento de um sistema inovador para medir a resistência do ar através de Crowdfunding. O lançamento do seu primeiro protótipo funcional promete democratizar os testes aerodinâmicos, tornando-os acessíveis a um público mais amplo e não limitados apenas a túneis de vento ou velódromos.
O Desenvolvimento da Tecnologia
O protótipo foi inicialmente desenvolvido para o atleta Kristian Blummenfelt (Triathlon) em preparação para os Jogos Olímpicos de Paris. Este sistema não é o pioneiro em sua categoria. Equipes como a Lidl-Trek já estabeleceram parcerias com a Aerosensor, oferecendo dispositivos semelhantes para medição da resistência do ar.
Funcionamento e Características
O sistema da Body Rocket opera através de vários sensores sem fio posicionados nos pontos cruciais de contato da bicicleta, como avanço (mesa), espiga (canote) e pedais. Esses sensores transmitem dados para um computador instalado no porta-garrafas da bicicleta, que por sua vez envia informações sobre a resistência do ar para um computador Garmin durante o trajeto.
O software do dispositivo foi projetado de maneira intuitiva, permitindo que os dados sejam facilmente compreendidos, mesmo por aqueles que não são especialistas em aerodinâmica. Estas informações fornecem insights valiosos sobre a postura do ciclista e seu impacto aerodinâmico. Com isso, é possível ajustar a posição na bicicleta para adotar uma postura mais otimizada do ponto de vista aerodinâmico.
Vantagens sobre os Túneis de Vento
Segundo Eric DeGolier, CEO da Body Rocket, a utilização de túneis de vento para testes aerodinâmicos tem suas limitações.
“Andar de bicicleta em condições de laboratório nem sempre se traduz em andar de bicicleta no mundo real”. O novo sistema da Body Rocket supera essa limitação, oferecendo uma solução mais prática e aplicável para os ciclistas.
Bicicletas de estrada sempre estiveram no radar da empresa
“A aerodinâmica é importante em todas as disciplinas do ciclismo, e as bicicletas de estrada sempre estiveram no nosso radar”, afirma DeGolier.
Ele ressalta ainda que as recentes mudanças nas regulamentações relativas às posições dos manetes de freio demandam um aprendizado contínuo sobre posições aerodinâmicas.
Assista o teste
Obs. O novo sistema ainda não tem data prevista para sua comercialização