O campeão esloveno Tadej Pogacar reforçou sua liderança no ranking UCI ao acumular quatro vitórias em etapas, um segundo lugar e a vitória na 103ª Volta a Catalunya na última semana, somando impressionantes 670 pontos UCI.
Apesar perder 800 pontos na semana do Tour de Flandres nesta semana, Pogacar continuará liderando o ranking UCI. No entanto, sua vantagem sobre o segundo colocado, Jonas Vingegaard, diminuiu para apenas 127,5 pontos.
O português João Almeida, também aparece bem colocado no ranking UCI. O ciclista de Caldas da Rainha surge na 13ª posição, à frente de nomes importantes do ciclismo mundial como Juan Ayuso, (18º) e Geraint Thomas (20º) e Tom Pidcock (35º).
Jonas Vingegaard ameaça liderança de Pogacar
Na Volta ao País Basco de 2023, Vingegaard conquistou o primeiro lugar. Agora, ele terá a missão de defender a vitória geral do ano passado e os 575 pontos que acumulou em três vitórias em etapas no ano passado, na próxima Corrida do País Basco (1º a 6 de abril).
Se Vingegaard repetir a vitória do ano passado ou terminar no pódio e somar pelo menos 202,5 pontos, ele assumirá a liderança no ranking da UCI.