Um grave acidente marcou a 4ª etapa da Volta ao País Basco. Em uma curva, os principais favoritos, Jonas Vingegaard, Primoz Roglic e Remco Evenepoel, sofreram uma queda violenta, assim como muitos outros ciclistas do pelotão.
Vingegaard teve lesões graves, enquanto Evenepoel precisou de suporte para o braço.
Vários outros ciclistas também necessitaram de atendimento médico, levando à neutralização da etapa.
Evenepoel foi um dos primeiros à cair
O acidente ocorreu a cerca de 35 quilômetros da linha de chegada, durante a descida da subida para Olaeta. As imagens da TV mostram Evenepoel, que estava bem posicionado na frente, sendo arremessado para fora da curva em alta velocidade, seguido por outros ciclistas que caíram atrás dele. No local da queda, havia uma vala de concreto ao lado da estrada onde alguns ciclistas também acabaram caindo.
Vingegaard sofreu lesões graves nas costas e seu pescoço teve que ser imobilizado após a queda. A extensão total dos danos ao líder da equipe Visma-Lease a Bike ainda não foi divulgada. Roglič e Evenepoel também se envolveram no acidente. O campeão belga conseguiu saltar a vala, mas caiu com força na grama e, após a queda, dirigiu-se à ambulância com o braço apoiado.
Primoz Roglic foi até o momento, o menos prejudicado, conseguindo retornar à prova.
Vingegaard não conseguia se mover, aparentemente no lesões na cervical
Vingegaard removido de ambulância
Além dos ciclistas mencionados, outros como Natnael Tesfatsion, que colidiu violentamente com uma pedra, Sean Quinn, Markel Beloki e um membro da equipe UAE Team Emirates também se envolveram no acidente. Devido à gravidade da situação, várias ambulâncias foram necessárias para prestar socorro, levando à interrupção da corrida pouco depois do ocorrido.
[…] acabou por interromper a prova, durante alguns minutos, conforme informou o Giro do Ciclismo aqui e […]