Volta ao País Basco: resultados da 5ª etapa, Romain Grégoire vence sprint emocionante, Mattias Skjelmose mantém liderança, assista o vídeo
Romain Gregoire venceu a quinta e penúltima etapa da Volta ao País Basco. Numa etapa disputada um um sprint com um grupo reduzido, o ciclista da Groupama-FDJ bateu Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) que ficou com a 2ª posição e Maximilian Schachmann (BORA-Hansgrohe) que fechou o pódio na 3ª colocação.
Pelotão tranquilo não impediu queda na fase inicial
Muitos ciclistas provavelmente ainda estavam a pensar na grande queda de ontem, no início da etapa. Embora o ritmo não fosse baixo, nenhum grupo líder surgiu no início da corrida. Também não houve ataque na descida em direção a Urkiola, primeira subida do dia.
Após cerca de setenta quilômetros de corrida, o pelotão foi novamente surpreendido por um acidente. Desta vez foi o ciclista da casa Mikel Landa (Soudal-Quick Step) quem caiu forte. O basco permaneceu caído no asfalto e teve que ser retirado de ambulância. O companheiro dele Gil Gelders e dois ciclistas da Movistar, Pelayo Sánchéz e Gonzalo Serrano, também tiveram abandonaram a prova.
Ataque de Sepp Kuss e Isaac del Toro
A primeira subida do dia, a Urkiola, marcou os primeiros ataques. Sepp Kuss decidiu testar as pernas junto com o mexicano Isaac del Toro, de 20 anos . A dupla Visma-Lease a Bike e UAE Team Emirates pedalaram um minuto à frente do pelotão, mas não conseguiram consolidar essa diferença na descida.
Foi finalmente Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious) quem fez o primeiro ataque sério. O colombiano ultrapassou rapidamente o grupo da frente e juntou-se a um grupo na primeira das duas subidas da Muniketagaina. No entanto, os homens do Lidl-Trek recuperaram tudo.
Pouco antes do topo desta subida, Maximilian Schachmann (BORA-hansgrohe) deu outro golpe, mas um grande grupo sobreviveu a esta ofensiva. A saída tardia de Brandon McNulty (Emirados Árabes Unidos) também não ajudou.
Assim, a prova acabou sendo disputada em um sprint em Amorebieta-Etxano. Romain Gregoire foi o mais rápido em uma chegada muito apertada.
Mattias Skjelmose permanece líder
Com o resultado Mattias Skjelmose (Lidl-Trek) permanece líder, somente 2 segundos à frente de Maximilian Schachmann (BORA-Hansgrohe), que agora passa a ser o více-líder. O 3º lugar agora pertence a Juan Ayuso, que perdeu uma posição em relação ao dia anterior.
Assista a chegada
Resultados da 5ª etapa da Volta ao País Basco
Em breve o Giro do Ciclismo publicará as Classificações Completas das diversas categorias da Volta ao País Basco