O ciclista belga Julian Mertens, de 25 anos, está atualmente em coma artificial no Hospital Universitário de Antuérpia (UZA) devido a várias lesões sofridas durante um treinamento. Sua equipe, Bingoal WB, divulgou um comunicado breve afirmando que Julian foi levado ao hospital com vários ferimentos e que o coma artificial foi estabelecido para melhor gerenciar as consequências do acidente. A equipe mencionou que mais investigações ainda precisam ser realizadas e prometeu divulgar mais detalhes sobre a condição de Mertens posteriormente.
Julian Mertens está competindo em sua primeira temporada pela equipe belga Bingoal WB, após passar os últimos três anos no Sport Vlaanderen-Baloise. Ele foi contratado pela equipe de treinamento da Lotto Soudal. Em 2018, Mertens conquistou o terceiro lugar na difícil etapa francesa Ronde de l’Isard para ciclistas Sub-23. No ano passado, ele terminou em décimo primeiro lugar na Dwars door het Hageland.
Mertens, nascido em Turnhout, concluiu recentemente o Tour de Limburg, onde cruzou a linha de chegada em 21º lugar na última segunda-feira(30.05).