No próximo domingo, a equipe Israel-Premier Tech surpreenderá muitos ao optar por utilizar o quadro Ostro Gravel da Factor na Paris-Roubaix, em vez das habituais bicicletas aerodinâmicas.
A decisão foi influenciada pelo conforto e pela conformidade superiores do quadro Ostro Gravel, que impressionaram a equipe durante os testes iniciais da temporada.
Ostro Gravel: A Escolha Não Convencional
A Ostro Gravel é a bicicleta de Gravel da Factor, projetada para competições em superfícies não pavimentadas. Embora compartilhe o nome com a bicicleta aerodinâmica de corrida da marca, as semelhanças terminam aí.
O quadro e o garfo da Ostro Gravel foram especificamente projetados para atender às demandas da condução em gravel, apresentando um centro dianteiro mais longo, um ângulo mais relaxado e uma distância entre eixos maior.
Em teoria, essas características fazem com que a Ostro Gravel seja mais estável e confortável em superfícies ásperas e soltas de cascalho.
A geometria mais relaxada e a distância entre eixos maior proporcionam uma plataforma de pilotagem mais estável e segura sobre as pedras. Isso pode oferecer aos pilotos uma vantagem psicológica, permitindo-lhes abordar as pedras com confiança e manter a fluidez na bicicleta.
Escolha dos Pneus: Aerodinâmica em Primeiro Lugar
Apesar da capacidade da Ostro Gravel de acomodar pneus de até 45 mm, a equipe Israel-Premier Tech optou por usar pneus de 32 mm para a corrida de domingo.
Esta escolha levanta questões interessantes, especialmente considerando que a bicicleta aerodinâmica Ostro VAM também pode acomodar pneus de 32 mm, como evidenciado pelas bicicletas sobressalentes da equipe posicionadas nos carros de apoio.
Gary Blem, o mecânico-chefe da equipe, explicou a decisão: “Não é necessário usar um pneu mais largo do que de 32 mm porque qualquer coisa mais larga do que isso comprometerá a aerodinâmica. Com o pneu de 32 mm, eles já são mais confortáveis do que os pneus de 28 ou 30 mm que usamos em todas as outras corridas.”
“A equipe fez testes após o fim de semana de abertura para comparar o Ostro VAM e o Ostro Gravel tanto no pavimento quanto no asfalto. Riley Sheehan e Tom Van Asbroeck terminaram o primeiro teste dizendo a diferença que a bicicleta de gravel fazia nas pedras.”
Testes demonstraram superioridade da Gravel
“O Ostro VAM é extremamente reativo, o que é exatamente o que você deseja em uma corrida normal, mas nas pedras o conforto supera a reatividade. Com o Ostro Gravel tão aerodinâmico, na nossa opinião não há diferença na velocidade no asfalto.”
“A equipe fez testes para comparar a Ostro VAM (estrada) e a Ostro Gravel (Gravel) tanto nos paralelepípedos quanto no asfalto. Riley Sheehan e Tom Van Asbroeck terminaram o primeiro teste afirmando a grande a grande diferença que a bicicleta de Gravel fazia nas pedras.”
“O Ostro VAM é extremamente reativo, o que é exatamente o que você deseja em uma corrida normal, mas nas pedras o conforto supera a reatividade. Com o Ostro Gravel tão aerodinâmico, na nossa opinião não há diferença na velocidade no asfalto”. finaliza o mecânico.