Mathieu van der Poel mostrou mais uma vez um desempenho impressionante nas clássicas de paralelepípedos, conquistando vitórias impressionantes no Tour de Flandres e na Paris-Roubaix, com uma enorme distância sobre seus adversários.
A Alpecin-Deceuninck tem sido soberana nos monumentos até agora, já que, além das vitórias de Mathieu van de Poel a equipe venceu a Milano-San Remo com Jasper Philipsen. Com a Liège-Bastogne-Liège se aproximando, as chances do Campeão Mundial no próximo monumento estão aumentando.
Lance Armstrong e o duelo Van der Poel x Pogacar na Liège-Bastogne-Liège
Lance Armstrong, em seu podcast The Move, acredita que van der Poel possa vencer Tadej Pogacar, na Liège-Bastogne-Liège, no domingo, 21 de abril.
Armstrong comentou: “Não é a corrida perfeita para ele, mas o homem que vimos vencer a Paris-Roubaix hoje (07.04), certamente pode vencer a Liège-Bastogne-Liège”.
“Na semana passada, no Tour de Flandres, ele abriu uma distância tão grande que ele mesmo pensou ou o chefe da sua equipe disse: diminua a velocidade, na próxima semana é Roubaix”.
“Se ele também se guardou alguma reserva hoje, é possível”, finaliza o americano.
Ataque com 59 km para a chegada
Apesar de não ser a aposta mais provável, van der Poel demonstrou sua força ao vencer o Paris-Roubaix com uma diferença de exatamente três minutos sobre seu companheiro de equipe, Jasper Philipsen.
Essa foi uma das maiores margens de vitória na história do “Inferno do Norte”, uma clássica que geralmente apresenta grandes diferenças entre os competidores.
O ataque decisivo de Van der Poel ocorreu a 59 quilômetros do final, demonstrando excelente forma física, sorte e o apoio de seus companheiros de equipe para neutralizar os ataques adversários. Sua vitória foi tão convincente quanto a de Pogacar na Strade Bianche.
Principais adversários na Liège-Bastogne-Liège
Com a ausência de Remco Evenepoel na Liège-Bastogne-Liège, van der Poel, que competiu apenas cinco dias nesta temporada, planeja estender sua temporada focando nos clássicos das Ardenas.
No entanto, ele deverá ter dois adversários de peso, Tadej Pogacar e Primoz Roglic devem participar da prova e dificultar a conquista de um dos dois monumentos que o Campeão Mundial ainda não possui em seu currículo.
[…] Fabian Cancellara, 4x Campeão Mundial de Contrarrelógio, concorda com a opinião que Lance Armstrong deu ainda nesta semana (confira aqui). […]