A equipe Lease a Bike da Equipe Visma encerrou sua participação nas primeiras competições na primavera sem um desempenho destacado. A equipe ficou marcada por uma série de lesões e doenças que afetaram os ciclistas ao longo do último mês.
E as perspectivas para o futuro imediato da equipe não são promissoras. O diretor esportivo, Merijn Zeeman, confirmou que as chances de Jonas Vingegaard não participar do Tour de France (início 29 de junho), estão crescendo.
Jonas Vingegaard ainda hospitalizado
“Recebi hoje (domingo, 07.04), uma atualização da esposa de Jonas Vingegaard sobre seu estado de saúde. Ele está melhorando um pouco a cada dia, mas ainda está no hospital. Isso já diz muito”, afirmou Zeeman ao jornal belga Het Nieuwsblad. “Atualmente, Jonas não está pensando se estará no Tour ou não.”
Supondo que ele recupere sua saúde plenamente, levará pelo menos algumas semanas, e possivelmente mais de um mês, para voltar a pedalar normalmente após sofrer uma fratura na clavícula, várias costelas quebradas e um pulmão perfurado após o terrível acidente a Volta ao País Basco. O ciclista dinamarquês ainda se encontra hospitalizado.
Preparação para o Tour de France em dúvida
A preparação de Vingegaard para o Tour de France será necessariamente modificada, e sua participação está em séria dúvida.
“Jonas só irá ao Tour se estiver completamente recuperado. A primeira parte de sua preparação para o Tour será cancelada de qualquer forma”.
“Jonas certamente perderá o Training Camp em altitude na Sierra Nevada a partir de 6 de maio”, antecipou Zeeman. “Se ele for ao Tour, teremos que adaptar sua preparação. Se isso não funcionar, teremos que considerar outras opções”, complementa Merijn Zeeman.
Respostas nas próximas semanas
“Passei muito tempo com Grischa (Niermann, diretor de performance) no sábado. Tudo o que podemos fazer agora é imaginar tantos cenários quanto possível. E se Jonas conseguir ou não chegar ao Tour? Esperamos que possamos concretizar isso nas próximas semanas”, finaliza Merijn Zeeman.
Era esperado que o dinamarquês participasse de sua preparação tradicional para o Tour, incluindo corridas como o Criterium du Dauphiné. No entanto, atualmente não há uma data definida para seu retorno à competição.