Jovem da INEOS Grenadiers entra para a história na Paris-Roubaix, mas tem sonho frustrado por 1min e 31seg

O ciclista Andrew “AJ” August, da INEOS Grenadiers, conseguiu completar sua estreia na Paris-Roubaix e entrou para os livros de história do esporte, mas não foi o tempo que ele esperava. O agora mais jovem competidor da Paris-Roubaix, ficou a apenas 1 minuto e 31 segundos de alcançar um tempo oficial após 260km de corrida.

Andrew August frustrado apesar de entrar para a história

Com 18 anos e 178 dias, August conquistou o título de competidor mais jovem no campo de elite masculino.

Em 2023, seu companheiro de equipe Josh Tarling quebrou o recorde ao se tornar o homem mais jovem a enfrentar os temidos paralelepípedos, recorde este que perdurava há 86 anos, estabelecido por Paul Botquint em 1937, aos 19 anos e 53 dias.

girodociclismo.com.br jovem da ineos grenadiers tem sonho frustrado apesar de entrar para a historia na paris roubaix image
Andrew August após a Paris-Roubaix

Tarling, agora com 20 anos, era apenas 16 dias mais novo que Botquint, mas August baixou a marca em mais 224 dias.

Apesar de completar a corrida, assim como Tarling no ano anterior, August não conseguiu registrar um tempo oficial, pois ficou 27 minutos e 35 segundos atrás do vencedor solo Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceninck), ultrapassando o limite de tempo estabelecido em 1 minuto e 31 segundos.

girodociclismo.com.br jovem da ineos grenadiers tem sonho frustrado apesar de entrar para a historia na paris roubaix image 1
Josh Tarling

Orgulho no Velódromo

“Primeiramente, estou muito orgulhoso por ter chegado ao Velódromo. Na primeira parte da corrida, tentei ajudar meus companheiros o máximo que pude. E a partir daí, o objetivo era apenas chegar ao fim”, disse August a vários membros da imprensa após a corrida.

Ele já havia participado de grandes eventos, como corridas de Ciclocross, onde conquistou o título nacional júnior masculino dos EUA e venceu uma prova com paralelepípedos no Koppenbergcross. August confirmou que a Paris-Roubaix é ao mesmo tempo bela e desafiadora para uma corrida de um dia.

“Com todos os espectadores, é a parte mais bonita para mim até agora. Mas também, ter as mãos castigadas por 260km? Eu não diria que é bonito”, comentou August sobre sua primeira experiência no “Inferno do Norte”.

girodociclismo.com.br jovem da ineos grenadiers tem sonho frustrado apesar de entrar para a historia na paris roubaix image 2
Jovem ciclista Andrew August

Muitas mudanças no World Tour

August ingressou no WorldTour este ano em um contrato de três anos com a Ineos Grenadiers, onde se juntou ao também americano Magnus Sheffield. Depois de vencer o Kopperbergcross em dezembro de 2022, tornando-se o primeiro atleta masculino de ciclocross dos EUA a vencer no icônico evento de ciclocross, ele continuou seu sucesso na estrada pela equipe de desenvolvimento Hot Tubes em 2023.

“Claro, foi uma grande mudança, como morar sozinho. E eu não vejo minha família desde o ano novo. Então foi bom vê-los”, disse ele sobre ter parentes que viajaram dos EUA para vê-lo correr no Paris-Roubaix.

girodociclismo.com.br jovem da ineos grenadiers tem sonho frustrado apesar de entrar para a historia na paris roubaix image 4
August quando fazia o reconhecimento da Paris-Roubaix na véspera da prova

Retorno à Paris-Roubaix ainda incerto

Quando perguntado se esperava retornar ao famoso clássico com paralelepípedos, onde poderia registrar um tempo oficial e talvez desempenhar um papel importante para sua equipe, sua resposta foi curta: “Vou esperar um pouco para pensar sobre isso”.

Com um Monumento concluído, August não tem tempo para pensar em um retorno à Paris-Roubaix ou descansar. Ele fará parte da INEOS para o Tour of the Alps na próxima semana, que será sua segunda corrida por etapas do ano, após completar o UAE Tour em apoio a um top-10 para Brandon Rivera.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.