Giro d’Abruzzo: Resultados da 3ª etapa, Alexey Lutsenko bate UAE Team Emirates e vence etapa rainha, assista a chegada
Alexey Lutsenko, da Astana Qazaqstan, brilhou a Etapa Rainha do Giro d’Abruzzo que terminou em Prati di Tivo.
O cazaque disputou o sprint com Diego Ulissi e Adam Yates da UAE Team Emirates mas mostrou sua força e bateu a dupla na chegada. Diego Ulissi ficou em segundo e Adam Yates em terceiro, enquanto Lutsenko também assumiu a camisa de líder de Jan Christen (UAE Team Emirates).
Dia D para os ciclista do GC
O terceiro dia do Giro d’Abruzzo foi o Dia D para os cliclistas da Classificação Geral. A etapa de 163 quilômetros culminou na subida desafiadora de Prati di Tivo, com 14 km a uma inclinação média de 7%.
A primeira parte da etapa já apresentou bastante escalada, com o pelotão, liderado pelos Emirados Árabes Unidos, controlando uma fuga inicial de seis ciclistas. Marco Tizza, Filippo Fiorelli, Manuel Peñalver, Matteo Malucelli, Dennis Lock e Tomasso Nencini conseguiram abrir uma vantagem máxima de três minutos e meio.
No entanto, na penúltima subida do dia, o Croce Abbio, com 8 km a uma inclinação de 4,7%, o grupo líder começou a se fragmentar. Tizza, Fiorelli e Lock foram os últimos remanescentes, mas a aventura deles chegou ao fim antes mesmo de alcançarem Prati di Tivo, com o pelotão principal os alcançando nos primeiros quilômetros da subida final.
Duelo Decisivo na Subida Final
A subida final para Prati di Tivo foi palco de intensas disputas entre os principais ciclistas. A UAE acelerou o ritmo a doze quilômetros da chegada, resultando em um grupo de nove ciclistas na frente. Este grupo incluía quatro ciclistas da UAE: Christen, Yates, Ulissi e Pavel Sivakov, além de Lutsenko, George Bennett, Paul Double, Yannis Voisard e Marco Brenner.
Após uma série de ataques e contra ataques, o grupo se reduziu a somente 3 ciclistas, Adam Yates e Diego Ulissi pela UAE e Alexey Lutsenko (Astana), que disputariam a chegada.
O Sprint Final e a Vitória de Lutsenko
No sprint final, Diego Ulissi assumiu a liderança, mas Lutsenko lançou um ataque decisivo de longe, cruzando a linha de chegada com uma margem confortável, deixando os ciclistas da UAE Team Emirates para trás. Ulissi ficou em segundo e Yates em terceiro, encerrando uma etapa emocionante e decisiva do Giro d’Abruzzo.