O Jumbo Supermercados decidiu encerrar o seu patrocínio à equipe de ciclismo e patinação Jumbo-Visma. O CEO recém-nomeado, Ton van Veen, confirmou essa informação ao jornal AD. Embora o contrato atual esteja programado para vigorar até o final de 2024 e será respeitado, a Jumbo está se preparando para encerrar sua posição de patrocinador principal antecipadamente.
Além de patrocinar ciclismo e patinação, a Jumbo também deixará de patrocinar o campeão de Fórmula 1 Max Verstappen. “Esse patrocínio nos trouxe muito reconhecimento de marca, mas agora ganhamos tudo o que há para ganhar”, diz Van Veen no jornal. “Investimos anualmente mais de 20 milhões de euros em patrocínio desportivo, mas só posso gastar cada euro uma vez. Não podemos devolver esse dinheiro ao cliente, nem investir em sustentabilidade ou saúde”.
Dessa forma, a Jumbo está se desvinculando da equipe Jumbo-Visma, que tem sido uma das equipes de ciclismo mais bem-sucedidas nos últimos anos. A única incerteza é quando exatamente isso acontecerá. Se um novo patrocinador principal surgir e se aproximar da gestão da equipe Jumbo-Visma mais cedo, a rede de supermercados não impedirá uma saída antecipada. A equipe, liderada por Richard Plugge, já deu indícios de que buscará um parceiro de maior porte e com alcance internacional como seu principal patrocinador.
Van Veen, que assumiu o cargo de CEO da Jumbo Supermercados após a suspeita de fraude envolvendo Frits van Eerd, acredita que o patrocínio esportivo não se enquadra mais no perfil da empresa. Anteriormente, a empresa também encerrou todos os patrocínios no automobilismo, após o surgimento de um caso de lavagem de dinheiro envolvendo Van Eerd nesse setor.