Lorena Wiebes comemora a vitória antecipadamente e perde Amstel Gold Race Feminina, assista a chegada
Marianne Vos conquistou a Amstel Gold Race feminina de forma inusitada. Após um dia turbulento e uma longa fase neutra, a competição se concentrou em três voltas locais em Valkenburg, totalizando 55,2 quilômetros.
No final, a corrida se decidiu no Cauberg. Lorena Wiebes parecia ser a vencedora certa, mas a ciclista holandesa da SD Worx-Protime comemorou prematuramente, permitindo que Vos a ultrapassasse no sprint final.
A prova feminina da Amstel Gold Race, que originalmente tinha 157,6 quilômetros, foi abruptamente interrompida após 45 quilômetros devido a um acidente no percurso. Um policial de moto foi levado ao hospital, e o local estava repleto de policiais e médicos.
As ciclistas aguardaram no chão das 11h às 12h15, até que foi decidido continuar a corrida de forma neutra em direção a Valkenburg, onde seriam disputadas as três voltas finais.
Prova disputada em sprint
Um sprint com um grande grupo decidiu a prova. A italiana Elisa Longo Borghini decidiu abrir o sprint, mas Wiebes conseguiu impedi-la. Lorena Wiebes parecia estar a caminho da vitória e começou a comemorar, mas era muito cedo, Mariane Vos deu um salto final e venceu por meia roda. A ciclista da Visma-Lease a Bike venceu a Amstel Gold Race pela segunda vez.