Ex Campeão Mundial não esconde seu favorito para a Liège-Bastogne-Liège “Não dou muita chance a Mathieu Van der Poel”
O mundo do ciclismo está agitado nos últimos dias, com uma questão dominando as discussões: será que Mathieu van der Poel conseguirá bater Tadej Pogacar na Liège-Bastogne-Liège? O próprio campeão mundial, de 29 anos, alimenta essa possibilidade, embora seu ex-colega, Tom Dumoulin, não yenha tanta certeza.
Dumoulin, vencedor do Giro d’Italia e do Campeonato Mundial de Contrarrelógio, expressou sua opinião ao site WielerFlits, sugerindo que se Tadej Pogačar mantiver sua forma excepcional, será imbatível.
Dumoulin participou oito vezes da La Doyenne
Dumoulin, veterano de oito participações na Liège-Bastogne-Liège, alcançou seu melhor resultado em 2020, terminando em décimo segundo lugar. Para ele, a corrida muitas vezes serviu como um último teste antes do Giro d’Italia. Neste ano, vemos uma trajetória semelhante com Pogacar, o que dá a Dumoulin uma perspectiva privilegiada sobre o estado mental do esloveno.
Combinação de Treinamento em Altitude-Liège
“Eu estava sempre no meu melhor cerca de duas semanas após um período de treinamento em altitude. Então, quando eu geralmente voltava de altitude alguns dias antes da Liège, geralmente não estava no topo”.
“De qualquer forma, hoje em dia você vê que os verdadeiros toppers como Primož Roglič e Pogačar treinam em altitude e estão imediatamente prontos. Eles parecem ser capazes de fazer isso, achei isso difícil. É diferente para cada pessoa.”
“Pogacar voltou no início desta semana, às vezes eu só voltava na quinta ou mesmo na sexta antes da Liège. Então, é claro, você terá menos resistência. Talvez Pogačar tenha lidado com isso de maneira mais inteligente do que eu na época”.
Duelo Tadej Pogacar e Mathieu Van der Poel
Dumoulin não esconde seu favorito para a prova deste domingo.
“Bem, se Pogacar está dando tudo de si então não acho que haja muito que possa ser feito a respeito. Para ser totalmente honesto, não dou muita chance a Mathieu”.
“Então ele simplesmente fica aquém, porque tem uma constituição mais robusta. Um cenário em que os dois cheguem à linha de chegada me parece muito improvável”.
“Sejamos honestos: Pogacar tem mais chances de vencer no domingo. Você pode pensar em centenas de cenários sobre como Mathieu van der Poel ou qualquer outra pessoa pode vencer Pogacar. Mas acho que se a equipe de Pogacar tiver tudo sob controle e ele tiver as pernas que teve durante toda a pré-temporada, ele irá explodir quando quiser.”