“O que Tadej Pogacar faz é Merckxiano, ele já tem 50 vitórias profissionais” ex-Campeão Mundial não esconde sua admiração pelo esloveno
Tadej Pogacar mais uma vez demonstrou sua genialidade no ciclismo ao conquistar uma vitória impressionante na Liège-Bastogne-Liège, neste domingo. Com mais esse resultado, o esloveno já marcou sua posição na história do ciclismo mundial, segundo o ex-Campeão Mundial e do Giro d’Italia (2017) Tom Dumoulin.
“Tivemos uma primavera bastante agradável”, reflete o holandês para a rede holandesa NOS. “Assim como no ano passado, vários ciclistas ficaram muito acima dos demais. Se eles atacarem, os demais não terão chance. Isso resultou em belos solos de Mathieu van der Poel no Tour de Flandres e Paris-Roubaix. E ontem com Pogacar na Liège-Bastogne-Liège.”
Tadej Pogacar com mais de 50 vitórias no World Tour
Dumoulin, não esconde sua admiração com as performances recentes do líder da UAE Team Emirates.
“Vi que Pogacar já conquistou mais de cinquenta vitórias no WorldTour. Se ele continuar assim, ficará nos livros de história como um dos melhores ciclistas de todos os tempos. E para mim, ele já é. Ele está realmente fazendo coisas Merckxianas.”
O fato de Pogacar não apenas vencer a Liège-Bastogne-Liège, mas também dominar a corrida, é uma prova do seu excepcional nível de habilidade.
Pogacar pode escolher quando atacar
“Pogacar não é meio ou um por cento melhor nas montanhas, mas apenas cinco por cento. Ele pode escolher quando vai. Ele consegue que sua equipe controle o jogo, então ele pode economizar energia até seguir em frente a todo vapor na Côte de la Redoute”.
“Mas ele também poderia ter dito: quer saber, vou deixar uma subida mais cedo ou uma subida mais tarde. Realmente não importa para ele”, conclui Dumoulin.
“Como ex-atleta, posso desfrutar desses solos. Mas é claro que eles não proporcionam corridas emocionantes. Isso pode ser uma pena, mas também tem seu charme. Eles são atletas de ponta em sua melhor forma, você olho para o mais alto dos mais altos.”