Vencedor de 22 etapas do Giro d’Italia lança a polêmica: “Tadej Pogacar ficaria 5 minutos atrás de Eddy Merckx no Giro”
Roger de Vlaeminck, hoje com 76 anos, conquistou a Paris-Roubaix quatro vezes, a Milano-Sanremo três vezes, além de ter vencido 22 etapas do Giro d’Italia, acumulando um impressionante histórico no ciclismo.
Comparar ciclistas de épocas diferentes é sempre desafiador, no entanto, o icônico belga revela que o atual líder do ranking da UCI Tadej Pogacar não pode ser comparado com Eddy Merckx. O belga afirma ainda que no seu auge, ele próprio não ficaria para trás em relação ao atual fenômeno Tadej Pogacar.
Sem comparações entre Merckx e Pogacar, diz o belga
Eddy Merckx era outra coisa, não era? Não há absolutamente nenhuma comparação possível entre Pogacar e Merckx. Pogacar é um ciclista fantástico e o Strade Bianche é uma corrida difícil, mas não uma super corrida. Ele se atacou com 80 quilômetros do final e ninguém conseguiu segui-lo”, começa o belga.
“Eu garanto: se eu estivesse na roda dele, ele nunca teria me liberado no meu bom momento. Nunca na vida dele! Assim como Francesco Moser e Beppe Saronni também não poderiam fazer isso”, vai além o belga.
Ciclistas italianos fora da disputa do GC no Giro
De Vlaeminck também lança suas críticas ao ciclismo italiano. “Pogacar agora vai para o Giro, mas atualmente não há mais bons ciclistas na Itália. Você tem Filippo Ganna, que pode fazer um bom Contrarrelógio, mas ele não é um ciclista para o GC. Onde estão os grandes ciclistas da Itália?”
Cinco minutos atrás da Merckx
Segundo De Vlaeminck, não há dúvidas de que Pogacar vencerá o próximo Giro e não há um atleta igual no pelotão atual, mas se tivesse rodado numa época diferente, teria sido uma história diferente para o esloveno…
“Pogacar é um ciclista de topo e de longe o melhor do mundo. Com Mathieu van der Poel em segundo lugar. Infelizmente, Mathieu não pode juntar-se a nós nas montanhas”.
“Teria sido uma bela combinação. Mas Pogacar não é nem metade de Merckx. Se Merckx estivesse correndo no mesmo Giro que Pogacar, Pogacar estaria cinco minutos atrás na classificação geral.”