O 107º Giro d’Italia inicia neste sábado com uma difícil etapa. O pelotão chegará à Torino através de subidas como a Superga e o Colle Maddalena. Os velocistas não devem ter ilusões: este é um dia para os atacantes e os ciclistas com aspirações à Classificação Geral.
A Grande Partenza deste ano acontece em Venaria Reale. O município tem mais de 32 mil habitantes e faz fronteira com a cidade de Torino. Venaria Reale já recebeu o Giro d’Italia anteriormente. Em 2011, o Grand Tour abriu com um Contrarrelógio por equipes de 19 quilômetros. A primeira etapa do Giro 2024 terá o mesmo local de largada e chegada de então.
Etapa de abertura relativamente curta
Embora a primeira etapa seja relativamente curta, com 140 quilômetros, a organização da corrida classifica a etapa como uma etapa de 3 estrelas. Os ciclistas encontrarão três subidas categorizadas ao longo do caminho, o que significa que terão que superar um total de 1.850 metros de altitude.
Colle della Maddalena pode decidir etapa
Uma pequena descida até a primeira passagem da linha precede o Colle della Maddalena, uma ascensão de 6,1 quilômetros de extensão com inclinação média de 7,4%. São 32 quilômetros do cume até a linha de chegada no centro da cidade de Torino.
Os ciclistas descem para o sprint em busca de bônus de tempo em Moncalieri e 5 quilômetros depois o San Vito é abordado novamente. A curta subida chega ao topo com 2,9 quilômetros para a chegada havendo logo após uma descida em uma estrada com algumas curvas técnicas.
Subidas
48,4 km: Berzano di San Pietro (2,8 km a 5,3%)
78,5 km: Superga (8,2 km a 4,3%)
118,1 km: Colle Maddalena (6,5 km a 7,0%)
[…] Muitos analistas apostam que o esloveno pode registrar neste ano, um feito inédito, vestir a Maglia Rosa já na 1ª etapa e permanecer com ela durante toda a competição, algo até hoje nunca visto na Corsa Rosa, conforme informou o Giro do Ciclismo aqui. […]