Após uma década de domínio nos anos 2010, passaram-se três anos desde que a INEOS Grenadiers um Grand Tour pela última vez (Egan Bernal, Giro d’Italia de 2021). A equipe agora sai sua busca de retornar ao topo, após a saída do CEO Rod Ellingworth. Para o seu lugar Jim Ratcliff dono da equipe apresentou John Allert, como seu novo CEO.
Ganhos máximos
Durante os dias de glória no Grand Tour, com nomes como Bradley Wiggins, Chris Froome, Geraint Thomas, Egan Bernal e Tao Geoghegan Hart, a equipe tornou-se conhecida por sua abordagem ao esporte e sua busca por pequenas melhorias marginais.
No entanto, de acordo com Allert, pode ser hora de uma mudança de abordagem. “Provavelmente já passamos da era dos ganhos marginais”, disse Allert ao site britânico GCN. “Estamos buscando ganhos máximos.”
Allert explica seu papel na equipe. “Sou o responsável perante os proprietários por tudo o que acontece nesta equipe”.
“Não venho de um histórico de desempenho, e é por isso que temos pessoas com habilidades profundas e grande experiência nessa área. Mas, em última análise, é meu trabalho, junto com a equipe de gerenciamento sênior, definir a estratégia, apresentá-la aos proprietários, que a endossam.”
Sete vitórias em 2024
Até agora na temporada, a equipe conquistou 7 vitórias, incluindo a Amstel Gold Race com Tom Pidcock, a vitória geral no Tour de Romandie com Carlos Rodriguez e, mais recentemente, a etapa de abertura do Giro d’Italia 2024 com Jhonatan Narvaez.
“O que aprendemos nos últimos meses é a necessidade de sermos muito mais estratégicos em relação ao que estamos tentando alcançar e mais agressivos no uso de dados e parcerias para progredir, não apenas com nossos atletas, mas também com nossos equipamentos. Nossos parceiros estão aceitando prontamente esse desafio”, diz Allert.
Objetivo segue sendo o Tour de France
Entretanto, o objetivo principal da equipe continua sendo o Tour de France. “Não há ninguém neste esporte, certamente não em nossa equipe, que não queira vencer o Tour de France. Tivemos um sucesso incomparável nesse objetivo nos últimos 15 anos, e esse objetivo nunca desapareceu”, admite Allert.
“Acho que as pessoas nos viram fazendo outras coisas, pensando que isso significava menos para nós, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Cada pessoa na equipe está determinada a vencer o Tour. Não temos vergonha de afirmar isso como nosso objetivo principal.”
“Esta é uma equipe onde não há arrogância; há muita humildade, trabalho árduo e dedicação para garantir que retornaremos ao topo”, conclui Allert. “Apenas o trabalho árduo e a inovação nos levarão até lá.”