Dylan Groenewegen (Jayco AlUla) recebeu uma punição significativa da UCI, em virtude de sua postura na preparação do sprint para a segunda etapa do Tour da Hungria. O holandês queria entrar na roda de Mark Cavendish, que acabou vencendo a etapa, e em busca disso, desferiu vários golpes com o ombro em Sam Welsford (BORA Hansgrohe), que acabou desistindo do sprint.
Punição da UCI
A UCI puniu Groenewegen… tirando-lhe dez segundos na classificação geral. Além da penalidade de tempo, Groenewegen também perde 20% dos pontos na classificação por pontos. Ele manteve o segundo lugar nos resultados diários e nos segundos bônus que conquistou.
Tour da Hungria já registrou outra punição
No início desta semana houve outro grave acidente na Volta à Hungria, que incluiu a queda de Campbell Stewart (Jayco AlUla). Emils Liepins (DSM firmenich Post NL), que sem perceber, causou a queda ao desviar-se da sua linha, foi então punido com uma desclassificação.
Groenewegen é criticado amplamente
Vários seguidores do ciclismo nas redes sociais questionam a punição aplicada. Eles defendem uma sentença mais pesada para Groenewegen devido ao comportamento perigoso. O companheiro de equipe de Welsford, Cesare Benedetti, também deixou uma mensagem clara. “Depois do que aconteceu hoje, estou feliz que Cavendish venceu. Teria sido uma pena se Groenewegen tivesse cruzado a linha de chegada primeiro.”