A Etapa claramente dividido em duas partes, em seus 214 quilômetros de distância e 1.300 metros de desnível acumulados, entre Avezzano e Napoli.
Os primeiros 180 km são a preparação para um final, com subidas curtas e vigorosas. A primeira parte é predominantemente plana e ocorre principalmente em estradas retas intercaladas com numerosos túneis.
Após isto os ciclistas seguem paralelamente à costa do mar Tirreno, em direção à área do Monte di Procida para os quilômetros finais. Nesta parte da etapa, as estradas possuem faixas de rodagem estreitas e mudanças contínuas de direção e inclinação.
Depois de Torregaveta, surge o repentino muro de 14%, que dá acesso ao Lago Lucrino. O centro da cidade de Nápoles será alcançado após uma longa descida pela Via Posillipo.
Últimos quilômetros
Os últimos 3 km são perfeitamente planos ao longo da Via Dohrn e da Via Caracciolo em direção ao leste para contornar uma rotatória (rotunda em Portugal) no último km e refazer a Via Caracciolo até o final. A reta final tem 900 m de comprimento e 9 m de largura em asfalto.