Um dia após sua decepcionante performance e respectiva queda do topo da classificação geral Alexey Lutsenko anunciou sua saída do Giro d’Italia. O capitão da Astana Qazaqstan Team, não participou da largada da 9ª etapa, devido a uma doença persistente nos últimos dias.
Lutsenko foi inserido de última hora na equipe do Giro d’Italia com a esperança de obter uma boa posição na classificação final. Ele começou a ascender no ranking na 3ª etapa, chegando ao top 10, e posteriormente alcançou a sexta posição após sólidas performances em Rapolano Terme (décimo lugar) e no Contrarrelógio até Perugia (décimo terceiro lugar).
Infecção e inflamação causam o abandono
No entanto, Lutsenko não conseguiu manter sua forma durante a etapa de montanha até Prati di Tivo no sábado. Ele começou a perder terreno no início da subida final e acabou cedendo mais de dois minutos para Tadej Pogacar.
Como resultado, ele caiu para o décimo primeiro lugar na classificação geral. No dia seguinte, ele não se apresentou para a largada da nona etapa rumo a Napoli.
“Infelizmente, Alexey não pode continuar no Giro devido a uma infecção sinusal e uma inflamação na traqueia. Essa decisão foi tomada esta manhã, após uma última avaliação médica”, explicou o médico da equipe, Emilio Magni.