Giro d’Italia: resultados da 9ª etapa, Olav Kooij vence no sprint, Tadej Pogacar permanece na liderança, assista a chegada
Olav Kooij (Visma-Lease a Bike) bateu o Maglia Ciclamino Jonathan Milan (Lidl-Trek) em um sprint emocionante e venceu a 9ª etapa do Giro d’Italia. Na 3ª posição finalizou Juan Sebastian Molano (UAE Team Emirates).
Etapa para sprinters apesar das ascensões finais
A etapa deste domingo do Giro d’Italia apresentou 214 km de extensão, começando em Avezzano e finalizando em Nápoles. A primeira parte do percurso apresentava-se em descida. Nos últimos 35 km surgem as ascensções, incluindo a única categorizada: o Monte di Procida (4,1 km a 3,1%). Seguem-se o Lucrino (1,1 km a 6,7%), Solfatara di Pozzuoli (2 km a 4,9%) e o Posillipo (3,2 km a 4,4%). O topo dessa última colina fica sete quilômetros antes da linha de chegada.
A fuga do dia
A fuga do dia aconteceu com dois ciclistas da mesma equipe. Mirco Maestri e Andrea Pietrobon (Team Polti Kometa) abriram a fuga sem a colaboração de ciclistas de outras equipes. A dupla italiana conseguiu abrir uma diferença de mais de 3 minutos, no entanto sem oferecer perigo ao pelotão que era comandado pela Alpecin Deceuninck.
Começam as ascensões finais
Quando as ascensões finais iniciaram, velocistas como Tim Merlier (Soudal QuickStep) e a dupla da DSM Tobias Lund Andresen e Fabio Jakobsen foram descartados logo no início.
Faltando 27 quilômetros, Julian Alaphilippe lançou um ataque e formou um pequeno grupo na penúltima subida do dia. No entanto, a falta de coordenação levou Alaphilippe e Ewen Costiou a atacarem do próprio grupo.
Costiou foi alcançado a 10 quilômetros do final, mas na base da subida final, enquanto a Lidl-Trek e Alpecin-Deceuninck controlavam o pelotão, Alaphilippe permaneceu na frente.
Entretanto, sua liderança foi desafiada quando os surgiram os ataques do pelotão. Jhonatan Narváez atacou no final da subida.
Vários ciclistas tentaram alcançá-lo, formando um pelotão veloz, mas o campeão equatoriano estava determinado a repetir o sucesso do primeiro dia. Nos últimos quilômetros planos, sua vantagem se manteve, tornando-se uma preocupação real enquanto Lidl-Trek e Team Jayco AlUla buscavam fechar a lacuna com urgência.
Último quilômetro
Tadej Pogacar e Simone Consonni lideraram o pelotão nos últimos 500 metros; Jonathan Milan lançou seu sprint e Narváez só foi alcançado nos metros finais da etapa.
Parecia que Milan teria sucesso, mas o velocista da Visma-Lease a Bike, Olav Kooij, superou o líder da classificação por pontos na linha de chegada, garantindo uma vitória impressionante. Tadej pogacar chegou junto ao pelotão e permanece na liderança da Classificação Geral.
Assista a chegada
Resultados da 9ª etapa do Giro d’Italia
Em breve a Classificação Geral atualizada de todas as categorias do Giro d’Italia 2024.