Jovem ciclista da Visma-Lease entra para a história do Giro d’Italia, ciclista só é superado por Mario Cipollini em estatística

Olav Kooij fez história ao conquistar sua primeira vitória em um Grand Tour, neste domingo, mostrando um desempenho notável, para o jovem de apenas 22 anos. Sua vitória o tornou o mais jovem vencedor de um sprint no Giro d’Italia desde o lendário Mario Cipollini.

A façanha de Kooij (22 anos e 208 dias) lembra a estreia de Cipollini, que começou sua série de 42 vitórias em etapas do Giro em 1989, ao vencer a décima segunda etapa em Mira, com 22anos e 71 dias, superando José Rodriguez e Jean-Paul van Poppel. Aos 22 anos, Jonathan Milan também triunfou em um sprint no Giro há um ano.

girodociclismo.com.br jovem ciclista da visma lease entra para a historia na 9a etapa do giro ditalia ciclista image 1
Jonathan Milan em 2023

Holandês mais jovem a vencer no Giro d’Italia

Esta conquista é especialmente significativa para a Holanda. Desde 1999, quando Jeroen Blijlevens venceu duas etapas, nenhum ciclista holandês havia vencido um sprint no Giro. Além disso, Kooij se tornou o mais jovem vencedor holandês de uma etapa no Giro, superando grandes nomes do ciclismo holandês, figuras proeminentes como Michel Stolker em 1956 e Erik Breukink em 1987.

Confira a estatística

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.