A equipe japonesa de ciclismo de pista revelou as bicicletas que usarão nos próximos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Essas novas bicicletas as tendências de design de outras nações, como a equipe da Grã-Bretanha, apresentando quadro e garfo que se afastam amplamente das rodas.
Uma característica destacada desta nova bicicleta, que o Japão espera que contribua para a conquista da medalha de ouro, é a colocação da transmissão no lado esquerdo, uma prática observada apenas uma vez antes neste nível de competição.
Estados Unidos apresentou tendência em 2016
Em 2016, a equipe dos EUA e seu parceiro de bicicleta, Felt, apresentaram uma bicicleta de pista com transmissão no lado esquerdo, porém essa tendência não ganhou popularidade na época. Contudo, o modelo japonês Toray V-Izu TCM-2 está ressuscitando o interesse por essa estratégia.
A lógica por trás do design é a redução da resistência aerodinâmica. Nas provas de pista, que ocorrem apenas no sentido anti-horário, a localização da corrente, da coroa e do pinhão pode fazer diferença. Ao posicionar o sistema de transmissão no interior da bicicleta, enquanto ela se desloca pela pista, ele fica ligeiramente protegido do fluxo de ar, resultando em aumento na eficiência.
Preço da bicicleta assusta
O artigo 1.3.006 dos regulamentos que regem o uso de equipamentos nas Olimpíadas estabelece que todos os equipamentos utilizados devem ser disponibilizados comercialmente. Isso significa que se você quiser colocar as mãos nesta impressionante bicicleta de pista, tudo o que você precisa fazer é desembolsar o preço pedido de ¥ 19,85 milhões (ao redor de 115.000 Euros).