Jonathan Milan venceu a 11ª etapa do Giro d’Italia 2024, ao superar uma batalha de velocidade contra Tim Merlier. O ciclista italiano da equipe Lidl-Trek escolheu o momento ideal para acelerar no sprint, superando Merlier com uma arrancada poderosa. Kaden Groves garantiu o terceiro lugar. Enquanto isso, Tadej Pogacar permanece com a cobiçada camisa rosa.
A fuga do dia
Somente três ciclistas tentaram a sorte na fuga, em uma etapa que já estava previsto uma chegada em um sprint massivo. Edoardo Affini e Tim van Dijke pela Visma-Lease a Bike e Thomas Champion da Cofidis iniciaram um ataque, que desde o início estava fadado ao fracasso, já que a distância ao pelotão nunca foi superior a três minutos.
Equipes de sprinters assumem o controle do pelotão
As equipes dos principais sprinters, principalmente da Lidl-Trek e da Soudal Quick-Step, assumiram imediatamente o controle e não deixaram o grupo da frente afastar-se muito. Posteriormente, as equipes Alpecin-Deceuninck e Jayco AlUla também ajudaram na perseguição. Quando Affini, Van Dijke e Champion chegaram pela primeira vez à costa, a cerca de 100 km da chegada, a diferença caiu para menos de um minuto.
Quilômetros finais
Em um final técnico e bastante perigoso, todos os ciclistas do GC e equipes de sprint lutaram muito por uma posição na frente. Beneficiados por vento favorável, o ritmo também foi elevado.
Substituindo a INEOS Grenadiers que acelerou com 3 km para a chegada, a Jayco AlUla assumiu a frente, trabalhando para Caleb Ewan, com a Alpecin-Deceuninck ao lado preparando a chegada para Kaden Groves. Porém, no sprint, Tim Merlier abriu a chegada, mas logo na linha, Jonathan Milan ultrapassou o belga da Soudal QuickStep, para conquistar mais uma vitória com a Maglia Ciclamino.
Assista a chegada
Resultados da 11ª etapa do Giro d’Italia
Acompanhe diariamente todas as informações do Giro d’Itália 2024 no Giro do Ciclismo. Diariamente às 13hs45min (17hs 45min em Portugal), serão publicadas as informações da etapa seguinte. Fique ligado!