Giro d’Italia: resultados da 12ª etapa, Julian Alaphilippe vence em grande performance, assista a chegada
Julian Alaphilippe venceu a 12ª etapa do Giro. O ex-campeão mundial da Soudal Quick-Step cruzou a linha de chegada sozinho nas ruas de Fano, depois de uma fuga com mais de cem quilômetros. Jhonatan Narvaez (INEOS Grenadiers) finalizou na 2ª posição e Quinten Hermans (Alpecin-Deceuninck) completou o pódio na 3ª colocação.
O líder Tadej Pogacar não foi ameaçado e cruzou a linha de chegada em segurança, junto ao pelotão principal, mais de 5 minutos após Alaphilippe.
12ª etapa do Giro d’Italia
A décima segunda etapa, com 190 quilômetros de extensão, começou em Martinsicuro. O cidade faz sua estreia como cidade-sede do Giro. Do ponto de partida, o pelotão partiu ao longo do Mar Adriático, em direção ao norte, em direção à Fano, local da chegada.
A fuga do dia
Uma grande fuga, se formou após diversos ataques. Nesta fuga com cerca de 30 ciclistas, estavam nomes como Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), Mirco Maestri (Polti Kometa), Simon Clarke (Israel-Premier Tech), Jonathan Narvaez (INEOS Grenadiers), Christian Scaroni ( Astana Qazaqstan), Benjamin Thomas (Cofidis), Quinten Hermans (Alpecin-Deceuninck), Matteo Trentin ( Tudor ), Gijs Leemrijze (dsm firmenich-Post NL), Michael Valgren (EF Education-EasyPost) e Dion Smith (Intermarché – Wanty), Nairo Quintana e Pelayo Sanchez (Movistar) e Atilla Valter (Visma-Lease a Bike), entre outros.
No entanto após novo ataque Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e Mirco Maestri (Polti Kometa), formaram uma nova fuga, com os dois ciclistas chegando a abrir mais de 6 minutos do pelotão principal.
No entanto, um grupo perseguidor com 9 ciclistas não deu trégua aos dois fugitivos. O grupo manteve 1min 30seg de distância aos dois ciclistas. Neste grupo estavam Simon Clarke (Israel-Premier Tech), Jonathan Narvaez (INEOS Grenadiers), Christian Scaroni ( Astana Qazaqstan), Benjamin Thomas (Cofidis), Quinten Hermans (Alpecin-Deceuninck), Matteo Trentin ( Tudor ), Gijs Leemrijze (dsm firmenich-Post NL), Michael Valgren (EF Education-EasyPost) e Dion Smith (Intermarché – Wanty).
Enquanto isso, no pelotão as equipes Bahrain Victorious, UAE Team Emirates e Ineos Grenadiers procuravam controlar a fuga, não permitindo que os principais integrantes colocassem em risco os ciclistas da Classificação Geral.
Quilômetros finais
E com 11km para a chegada, Julian Alaphilippe realiza o ataque sobre Mirco Maestri, que o levaria a tão esperada vitória no Giro d’Italia.
Assista a chegada
Resultados da 12ª etapa do Giro d’Italia
Em breve a Classificação Geral atualizada de todas as categorias do Giro d’Italia 2024.
Acompanhe diariamente todas as informações do Giro d’Itália 2024 no Giro do Ciclismo. Diariamente às 13hs45min (17hs 45min em Portugal), serão publicadas as informações da etapa seguinte. Fique ligado!