Remco Evenepoel fará o seu retorno no Tour da Suíça na próxima semana. O campeão mundial se recuperou completamente após ter sido infectado pelo coronavírus durante o Giro d’Italia, mas afirma que irá competir “sem ambições” na etapa suíça. No entanto, considerando as intensas sessões de treinamento que Evenepoel tem realizado, é válido questionar essa afirmação. Na quarta-feira, o renomado ciclista belga compartilhou uma mensagem no Strava, onde afirmou ter realizado uma versão personalizada do percurso de Liège-Bastogne-Liège.
Essa monumental jornada de ciclismo teve um percurso de 231 quilômetros e uma elevação de 4300 metros. O percurso incluiu o Col du Rosier, Roche-au-Falcon e La Redoute, entre outros lendários cols das Ardenas. Evenepoel, sem dúvida, guarda boas lembranças dessas montanhas, pois conquistou a vitória em Liège-Bastogne-Liège nos últimos dois anos.
“Último dia de treino em casa antes de ir para a Suíça. Foi ótimo pedalar em estradas familiares, ansioso para correr novamente ”, disse o piloto da Soudal-Quickstep no Instagram.
Se Evenepoel desejar competir pela classificação geral, ele terá que lidar com adversários fortes como Romain Bardet, Jay Vine, Juan Ayuso e possivelmente Wout Van Aert, que também pode buscar a vitória geral.
O diretor esportivo da equipe Soudal-Quickstep, Geert Van Bondt, espera um bom desempenho de Evenepoel, mas adota uma postura cautelosa. Ele afirma que esta é a primeira corrida de Evenepoel após sua doença, e eles estão lidando com isso dia a dia. Mesmo com uma equipe forte apoiando-o e um percurso que se adequa perfeitamente a ele, existem outros ciclistas que podem representar um desafio.
O Tour de Suisse começará no domingo, 11 de junho, e continuará até 18 de junho. Após essa competição, Evenepoel se preparará para o Campeonato Mundial, onde tentará defender sua camisa arco-íris.
Acompanhe diariamente todas as informações do Tour de Suisse 2023 no Giro do Ciclismo.