Giro d’Italia: resultados da 15ª etapa, mais um show de Tadej Pogacar na etapa rainha, assista a chegada
Tadej Pogacar venceu de forma impressionante a difícil décima quinta etapa do Giro d’Italia. Na parte final para Livigno, o Maglia Rosa ultrapassou Nairo Quintana (Movistar), que havia atacado a fuga e terminou em segundo lugar. Georg Steinhauser (EF Education EasyPost) fechou o pódio na 3ª colocação.
A Etapa Rainha
A 15ª etapa, com 222 quilômetros, tinha nada menos que 5.400 metros de ganho de elevação, em cinco subidas categorizadas. A chegada foi no Passo Foscagno (14,6 km a 6,5%). Mas apesar da altura de 2.291 metros, uma subida curta mas íngreme ainda, desafiou o pelotão até a chegada em Livigno.
A fuga do dia
A fuga do dia foi a mais numerosa desta edição do Giro d’Italia, com mais de 40 ciclistas. No início da primeira grande ascensão, o Mortirolo (12,6 km a 7,6%), quatro ciclistas se destacaram, Christian Scaroni ( Astana Qazastan), Harrison Wood (Cofidis), Alessandro Tonelli e Giulio Pellizzari (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè).
No entanto, apesar da fuga abrir cerca de 5 minutos, no pelotão, a UAE Team Emirates e a INEOS Grenadiers imprimiam um forte ritmo tentando impedir o sucesso da fuga e do numero grupo que se formou entre a fuga e o pelotão principal.
Neste grupo estavam nomes importantes, como Pelayo Sanchez (Movistar), Julian Alaphilippe (Soudal QuickStep, Tobias Foss e Jhonatan Narváez (INEOS Grenadiers), Nicola Conci (Alpecin-Deceuninck), Maximilian Schachmann (BORA-hansgrohe), Simon Geschke (Cofidis), Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R), Juan Pedro Lopez ( Lidl-Trek), Nairo Quintana (Movistar) e Jan Tratnik (Visma-Lease a Bike).
E com 52km para a chegada a fuga principal ganhou corpo com 17 ciclistas, que tentavam a vitória da etapa.
Fuga rumo à ascensão final
Após a passagem pelo Mortirolo, o grupo permanecia com 10 ciclistas e rumou então para a última grande ascensão do dia, o Passo de Foscagno (14,6 km a 6,5%). Georg Steinhauser ( EF Education-EasyPost) abriu os ataques finais. Quintana então saiu sozinho para caçar Steinhauser. Ele tinha que fazer isso, porque o alemão já tinha quase um minuto naquele momento.
Ataque de Pogacar
Enquanto isso, no pelotão, Rafal Majka (UAE Team Emirates) estava agora no comando, no entanto, ainda estava mais de três minutos de distância da fuga. Pogacar precisava fazer algo, se quisesse vencer a etapa. E fez.
Ele realizou mais um dos seus impressionantes ataques e rumou em direção à fuga, com quatorze quilômetros para a chegada. Daniel Felipe Martínez tentou segui-lo, mas não conseguiu. Geraint Thomas também não respondeu.
Quilômetros finais
Pogacar alcançou Nairo Quintana, com menos de 2km para a chegada. Ele imediatamente deixou o colombiano para trás e continuou acelerando. O capitão da UAE Team Emirates alcançou sua quarta vitória neste Giro d’Italia. Quintana ficou em segundo lugar com trinta segundos. Steinhauser chegou, somente 2min 32seg após Pogacar.