A progressão contínua de Egan Bernal nos últimos meses continua sendo uma fonte de grande entusiasmo para os fãs do ciclismo. Na 5ª etapa do Critérium du Dauphiné, ele mais uma vez mostrou estar entre os favoritos na disputa pela classificação geral.
“Estou feliz por estar na frente. Sinto-me muito bem, mas faltou confiança para acompanhá-lo quando Carapaz atacou”, afirmou o ex-vencedor do Tour de France e do Giro d’Italia em sua entrevista após a etapa. Bernal está claramente lutando para recuperar a forma que o permitiu conquistar dois Grand Tours após um período complicado com lesões.
“Também fiquei um tanto surpreso, pois pensei que não conseguiria manter o ritmo”, acrescentou o ciclista da equipe INEOS Grenadiers, que pode estar alcançando a forma ideal com a aproximação do Tour de France 2023. “É tudo novo para mim, competir com os verdadeiros favoritos. Não esperava isso, então devo me sentir satisfeito.”
A etapa foi vencida por Jonas Vingegaard, que assumiu a liderança geral da corrida. Bernal agora ocupa a 19ª posição na classificação geral. “Isso se deve ao contra-relógio. Já sabíamos que não seria o meu ponto forte. Não treinei muito para isso, então tive que ser realista”, concluiu.