Ciclista italiano acusado de doping mecânico foge e atropela diretor de corrida

Uma história extraordinária aconteceu na corrida amadora francesa Routes de l’Oise. O ciclista que estava em terceiro lugar da Classificação Geral antes da etapa final, foi suspeito de doping motorizado e, ao tentar fugir dos comissários de prova, atropelou o diretor da corrida com seu carro.

Muita potência para alguém de 53 anos

Giovambattista Lera, um ciclista italiano de 53 anos e ex-ator, foi suspeito de trapaça pelos organizadores da corrida e seus colegas competidores, após uma performance impressionante na segunda etapa, no sábado.

girodociclismo.com.br ciclista frances acusado de doping mecanico foge e atropela diretor de corrida image 9
Giovambattista Lera

“Notei watts suspeitos, potência suspeita, um formato de quadro diferente”, explicou Franky Batelier, vencedor do ano passado. “Clément Penven, o vencedor, ouviu várias vezes um barulho estranho vindo da bicicleta dele.

girodociclismo.com.br ciclista frances acusado de doping mecanico foge e atropela diretor de corrida image 3
Site Vélo 60 fotografou bicicleta de Lera com uma protuberância excessiva

“Flavien Dassonville também notou isso, assim como um comissário, que, após uma verificação mecânica, viu Lera pedalar estranhamente rápido para um ciclista de 53 anos. Ele conseguiu manter uma velocidade entre 45-50 km/h em terreno plano e sem vento a favor, algo muito incomum. Ele pedalou vários quilômetros sozinho contra o vento e nos atacou diretamente sentado no selim!”

Diretor de prova fica agarrado ao capô por 100 metros

Na manhã da última etapa, na segunda-feira, o diretor da prova, Frédéric Lenormand, pediu que Lera apresentasse sua bicicleta para inspeção. Em resposta, Lera fugiu para um veículo próximo e tentou escapar.

De acordo com o jornal francês Le Parisien, na tentativa de fuga, Lera e o motorista do veículo atropelaram Lenormand, que ficou agarrado ao capô do carro por 100 metros. Após o incidente, Lera e seu cúmplice abortaram a fuga e se dirigiram em outra direção.

Lenormand denunciou o incidente à polícia local. Na terça-feira de manhã, Lera e seu cúmplice, cuja identidade ainda não foi revelada, se entregaram à polícia local. Frédéric Trinh, o procurador de Beauvais, confirmou as acusações de tentativa de fraude e violência voluntária agravada contra a dupla.

girodociclismo.com.br ciclista frances acusado de doping mecanico foge e atropela diretor de corrida image 5
Imagens mostram bicicleta do ciclista com um 3º fio, algo suspeito

Ciclista também foi ator e tinha conexões na Astana

A conta de Iera no Instagram, que agora está privada, revela que ele tem conexões com vários ciclistas profissionais, principalmente funcionários e membros da equipe da Astana Qazaqstan, com quem ele foi fotografado pedalando.

Ironicamente, Lera também foi membro do elenco coadjuvante no clássico filme de ciclismo de 2001, Le Vélo de Ghislain Lambert, no qual interpretou Fabrice Bouillon sob o nome de Jean-Baptiste Iera.

O filme conta a história de um ciclista belga nascido no mesmo dia que Eddy Merckx, que faz de tudo para ser um profissional de ponta e imitar seu herói. Se Lera tivesse feito o que foi acusado de fazer, teria sido uma subtrama interessante…

girodociclismo.com.br ciclista frances acusado de doping mecanico foge e atropela diretor de corrida image 1
Lera (esq.) com Chris Froome e Rigoberto Uran em uma prova amadora

Equipe se diz envergonhada com a situação

Iera, que competia pelo AC Bellaingeoise, estava bem posicionado na etapa final da corrida.

Em resposta, a direção da equipe foi rápida em negar o conhecimento deles e de outros pilotos sobre qualquer trapaça dentro da equipe, disse a gerente Daphnée Bos. “É uma verdadeira traição. Ele fugiu de suas responsabilidades e nós carregamos a vergonha.

“Mesmo que as Routes de l’Oise sejam um importante evento de ciclismo, não pensávamos que ele adotaria esse comportamento intolerável para uma corrida amadora. “O resto da equipe está em péssimo estado.”

O detalhe: o vencedor da Routes de l’Oise ganha uma camisa, um troféu, um buquê de flores e… um filé garni.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.