De acordo com Alberto Contador, sete vezes vencedor do Grand Tour, o líder do Giro d’Italia, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), deveria tentar a tríplice coroa e adicionar a Vuelta a España ao seu calendário de 2024, se vencer o Tour de France em julho.
Pogacar está muito próximo de conquistar seu primeiro Giro d’Italia e deverá enfrentar Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) no próximo Tour de France. O dinamarquês sofreu um grave acidente em abril e está se recuperando, o que deixa o favoritismo para o Tour de France ligeiramente indefinido.
“Se eu fosse ele, tentaria vencer a Vuelta a España”
Independentemente dos adversários, Contador insiste que, se estivesse no lugar de Pogačar, tentaria a tríplice coroa com o objetivo de se tornar o primeiro ciclista profissional a alcançar esse feito.
“Se ele vencer o Giro e o Tour de France, e eu fosse ele, tentaria 100% vencer a Vuelta”, disse Contador ao canal britânico GCN, durante um intervalo na 16ª etapa do Giro d’Italia. O espanhol comparou Pogacar à sua própria carreira, lembrando da temporada de 2015, quando venceu o Giro, mas não conseguiu o mesmo no Tour.
“Se em 2015 eu tivesse vencido o Giro e também ganhasse o Tour de France, teria ido para a Vuelta. Não ganhei o Tour e, por isso, não fui à Vuelta, mas o Tadej tem uma grande oportunidade de fazer história, pois é muito difícil vencer. No entanto, ele é jovem e talvez daqui a três anos apareça outro ciclista muito forte, e ele não consiga.”
Pogacar diz “com certeza não”
Após a conclusão da 17ª etapa do Giro d’Italia, Pogacar foi questionado sobre os comentários de Contador e descartou a possibilidade de buscar a tríplice coroa, afirmando seu desejo de conquistar o Campeonato Mundial em Zurique, no final de setembro.
“Acho que a Vuelta com certeza não. Tenho outros planos após o Tour”, afirmou Pogacar.
“Mas vamos nos concentrar primeiro nas etapas planas também, porque nunca se sabe, estamos ficando cansados, todo o pelotão, e pode haver alguns acidentes ou algo assim, esperamos que não.
“O grande objetivo da temporada é o Tour de France e o Campeonato Mundial, então vamos com calma”, finalizou Tadej Pogacar.
[…] após o Tour. O grande objetivo da temporada é o Tour e o Campeonato do Mundo. Vamos com calma”, respondeu o esloveno aos jornalistas, referindo que o objetivo passa por triunfar em Zurique em setembro, já […]
[…] após o Tour. O grande objetivo da temporada é o Tour e o Campeonato do Mundo. Vamos com calma”, respondeu o esloveno aos jornalistas, referindo que o objetivo passa por triunfar em Zurique em setembro, já […]