Alexandre Vinokourov, CEO da Astana Qazaqstan Team, revelou ao canal britânico GCN, que está próximo de anunciar um segundo grande patrocinador antes do Tour de France. Durante o Giro d’Italia, Vinokourov confirmou também, que a equipe está à procura de um novo ciclista para a Classificação Geral (GC), para fortalecer o plantel e manter a Astana no World Tour.
Ciclista para o GC e um novo sprinter
“Estamos procurando um ciclista para a Classificação Geral e um sprinter, porque Mark Cavendish está se aposentando. Já estamos em busca de um segundo patrocinador e de aumentar nosso orçamento”, disse Vinokourov.
“Encontramos um potencial patrocinador e esperamos fazer o anúncio no Tour de France. Os orçamentos das equipes aumentam a cada ano e precisamos de um segundo patrocinador para sermos competitivos. Estamos avançando com o segundo patrocinador e estamos próximos de um acordo”, acrescentou.
Pode haver uma solução para João Almeida
Apesar de haver poucos ciclistas para a classificação geral disponíveis no mercado, quando o GCN mencionou Simon Yates, da Jayco-AlUla, como uma das opções, Vinokourov concordou que ele seria uma boa escolha.
No entanto, sem ser questionado, ele falou em João Almeida, embora o ciclista português tenha contrato com a UAE Team Emirates até o final de 2026.
“Por que não Simon Yates? João Almeida, não sei se está disponível, mas pode haver uma solução. Vamos ver”, comentou Vinokourov.
Foco no momento é Mark Cavendish
O foco imediato de Vinokourov e sua equipe é o Tour de France e a busca de Mark Cavendish para se tornar o maior vencedor de etapas da história do Tour.
“Não teremos um ciclista para a classificação geral no Tour de France”, afirmou. “Vamos focar nas vitórias de etapas com Mark e depois veremos com Alexey Lutsenko, talvez tentar ganhar mais etapas. Agora, estamos tentando terminar entre os 10 primeiros no Giro d’Italia”, finalizou Vinokourov.