Campeão suíço de Mountain Bike inocentado após acusações de doping, ciclista enfrentará Tom Pidcock neste fim de semana

Mathias Flückiger foi exonerado de quaisquer violações das regras antidoping relacionadas a um resultado analítico adverso em 2022. O ciclista suíço testou positivo para vestígios de zeranol em 5 de junho de 2022, pouco antes de vencer a Copa do Mundo em Leogang.

Após o resultado, Flückiger foi suspenso provisoriamente, perdendo os Campeonatos Europeu e Mundial, além da última rodada da Copa do Mundo de Mountain Bike em 2022.

Resultado atípico

Quatro meses depois, o Swiss Olympic levantou a suspensão, determinando que a descoberta deveria ter sido classificada como “atípica” em vez de positiva, pois a quantidade encontrada na amostra estava abaixo do limite de detecção e não deveria ter desencadeado uma suspensão provisória.

“É um sucesso intermediário em direção à justiça e à verdade”, escreveu Flückiger no Instagram após a suspensão ser levantada. “A incerteza constante, os meses de espera, as acusações infundadas devem finalmente chegar ao fim. Agradeço a todos que me apoiaram neste momento extremamente difícil e àqueles que não me prejulgaram!”

girodociclismo.com.br campeao suico inocentado apos acusacoes de doping ciclista enfrentara tom pidcock neste fim de semana image 6

Jogos Olímpicos de Paris passam a ser uma possibilidade

Flückiger conseguiu convencer as autoridades antidoping suíças de que o resultado positivo poderia ter sido devido à contaminação alimentar, com base na análise de cabelo e em um perfil normal de esteróides em seu Passaporte Biológico de Atleta (ABP). Os controles antidoping realizados seis dias antes e cinco dias depois não mostraram vestígios da droga.

girodociclismo.com.br campeao suico inocentado apos acusacoes de doping ciclista enfrentara tom pidcock neste fim de semana image 5
Flückiger em Tóquio 2020

Embora o ciclista de 35 anos tenha sido autorizado a continuar competindo, ele só foi totalmente inocentado de qualquer violação das regras antidoping nesta sexta-feira.

Essa decisão abre as portas para Flückiger retornar aos Jogos Olímpicos, depois de conquistar a medalha de prata atrás de Tom Pidcock em Tóquio.

Ambos os ciclistas vão competir na Copa do Mundo em Nove Mesto neste fim de semana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.