Tim Merlier (Soudal-QuickStep) venceu a última etapa do Giro d’Italia ao bater o Maglia Ciclamino Jonathan Milan (Lidl-Trek) no sprint. Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) completou o pódio da 21ª etapa, na terceira posição. Tadej Pogacar finalizou a etapa junto ao pelotão e é o vencedor da Classificação Geral do Giro d’Italia 2024.
A etapa
A etapa final da 107ª edição do Giro d’Italia, apresentou com um percurso pela costa do Mar Tirreno. A partir daí, o pelotão seguiu novamente para o interior, em direção à Roma. Com 125km e apenas 300 metros de altitude, a etapa terminou em um circuito local pelo centro da capital nacional, com um final clássico, em que os velocistas teriam sua última oportunidade.
UAE Team Emirates toda de rosa
A festiva etapa iniciou com as tradicionais imagens, em que os vencedores puderam desfilar com suas camisas. E a equipe do Maglia Rosa, Tadej Pogacar, prestou uma homenagem ao campeão.
Todos os ciclistas vestiram uniformes rosas, que se assemelhavam aos da antiga T-Mobile, o que gerou divertidas discussões nas redes sociais.
Pelotão entra no circuito final e começam os ataques
Ewen Costiou (Arkéa-B&B Hotels), Alex Baudin (Decathlon AG2R), Mikkel Honoré (EF Education-EasyPost) e Martin Marcellusi (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè) uniram forças numa tentativa de evitar o sprint final. A vantagem dos quatro chegou a atingir 30 segundos mas, o pelotão manteve o controle e a etapa iria ser decidida em um sprint.
O favorito Jonathan Milan teve um pneu furado com 7km para a chegada. O vencedor da Maglia Ciclamino precisou esperar por uma nova bicicleta e parecia estar fora da disputa pela vitória.
No entanto, ele conseguiu voltar ao pelotão, mas com o desgaste não foi possível vencer a etapa, com Tim Merlier cravando a vitória na etapa.
Assista a chegada
Resultados da 21ª etapa do Giro d’Italia
Em breve as classificações finais de todas as categorias do Giro d’Italia 2024.