A Federação Equatoriana de Ciclismo (FEC) anunciou nesta segunda-feira, que Jhonatan Narváez (INEOS Grenadiers) será o ciclista que representará o Equador, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, deixando de fora o atual campeão de estrada, Richard Carapaz (EF Education EasyPost).
A FEC esclareceu que a nomeação do representante equatoriano foi feita “conforme solicitado pelo Comitê Olímpico Equatoriano (COE), com base na autonomia federativa e nos regulamentos emitidos”.
Jhonatan Narváez competirá na Estrada e no Contrarrelógio
A Federação recusou o pedido do Ministério do Esporte para adiar a decisão e revisar os critérios de seleção, após Richard Carapaz alegar que o regulamento para a escolha do representante da única vaga olímpica disponível para o Equador foi emitido tardiamente e com critérios que beneficiaram Narváez. No comunicado, a FEC especifica que Narváez “participará nas provas de estrada e de Contrarrelógio individual”.
Richard Carapaz posta vídeo de agradecimento
Na semana passada, Carapaz solicitou ao Ministério do Esporte uma intervenção urgente para estabelecer um processo seletivo justo e transparente, “totalmente independente de qualquer favoritismo ou discriminação”.
“Os pontos são contabilizados desde janeiro, mas o regulamento só foi publicado em março, quando já havia diferença de pontos entre os atletas”, declarou Carapaz na ocasião.
Logo após, tomar conhecimento da decisão da Federação Equatoriana, Richard Carapaz postou um vídeo no X, agradecendo o apoio e desejando boa sorte à Jhonatan Narváez.