Com seis vitórias em etapas, vinte dias com a camisa rosa, a classificação nas montanhas e a vitória geral com uma vantagem impressionante de 9 minutos e 56 segundos, Tadej Pogacar foi absoluto no Giro d’Italia 2024.
No entanto, o esloveno não terá muito tempo para descansar, pois em um mês seu próximo desafio o aguarda: vencer o Tour de France. O diretor da equipe, Mauro Gianetti, conversou com o Cyclingnews e o jornal francês L’Équipe e deu detalhes sobre os planos de Tadej Pogacar.
Estamos na metade do caminho
“Estamos na metade do caminho, agora só falta vencer o Tour de France…”, disse ele com um sorriso. “É um grande desafio, sabíamos disso desde o início. Mas nossa atitude é: se você não tentar, não conseguirá. Este ano, estabelecemos a meta de conquistar o duplo Giro/Tour e estamos trabalhando para isso.”
“Até agora, tudo correu conforme o planejado”, concluiu Gianetti após a vitória no Giro d’Italia.
“A partir de terça-feira, vamos nos concentrar no Tour de France e na conclusão da dobradinha. Tadej atingiu agora uma idade em que pode focar nas duplas. O percurso do Giro deste ano não foi tão difícil quanto em edições anteriores e, por isso, foi perfeito. Este é o ano para tentar.”
Está melhor que esperávamos
Gianetti observou um Pogacar superior nas últimas semanas, que não foi desafiado pelos rivais e não precisou se esforçar ao extremo todos os dias.
“Até agora, tudo está indo bem. Tadej foi excelente no Giro. Como todos viram, ele está em uma forma incrivelmente boa, resultado de um trabalho árduo e sério desde o início da temporada.”
“Deixamos que ele treinasse tranquilamente em casa durante o inverno, mas de maneira correta, especificamente voltada para a temporada”, explica Gianetti, que, quando era ciclista profissional, venceu a Liège-Bastogne-Liège e a Amstel Gold Race (1995).
“Estamos atentos a tudo e, até agora, tudo está indo conforme o planejado. Na verdade, está indo até melhor do que esperávamos. É ótimo ver isso. Agora que vencemos o Giro, estamos prontos para o Tour.”