Jovem prodígio francês vence pela 5ª vez, agora no Classic Alpes-Maritimes, confira os resultados e assista chegada
Lenny Martinez venceu pela 5ª vez na temporada, desta vez a vitória aconteceu no Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes 2024, após uma final emocionante. O jovem de 20 anos, representando a equipe Groupama-FDJ, cruzou a linha de chegada sozinho após uma intensa corrida pelos Alpes.
Ele se destacou ao se afastar do compatriota Clément Berthet (Decathlon AG2R La Mondiale) que finalizou na 2ª posição. Harm Vanhoucke (Lotto Dstny) fechou o pódio em terceiro lugar.
Série de difíceis montanhas
O Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes, incluiu a icônica subida do Col de la Couillole, a penúltima etapa do Tour de France deste verão. A corrida também passou por Baisse de Cabanet (20,4 km a 4,7%) e La Colmiane (15,9 km a 5,4%). Após o Col de la Couillole (15,8 km a 7,3%), houve uma curta descida seguida de uma subida de sete quilômetros até Valberg.
Groupama liderou o pelotão
Com o pelotão unido rumo à subida final do dia, a equipe Groupama-FDJ, liderada pelos favoritos Lenny Martinez e David Gaudu, controlava o ritmo na frente do grupo. Quando a escalada começou, o ritmo acelerou e o grupo rapidamente se fragmentou.
Faltando 24 km, Martinez lançou seu primeiro ataque de teste, que, embora não definitivo, aumentou a tensão.
O primeiro ciclista a conseguir uma verdadeira separação foi George Bennett (Israel – Premier Tech), que atacou ao lado de seu companheiro Matthew Riccitello. No entanto, no topo da subida, Martinez ressurgiu liderando sozinho. Com cerca de 13 km restantes, a vitória ainda não estava garantida.
Últimos quilômetros
Na curta descida antes do falso plano final, Martinez foi alcançado por Clément Berthet (Decathlon AG2R La Mondiale), com a dupla abrindo uma vantagem de 20 segundos sobre os perseguidores mais próximos a 10 km do final. A vitória parecia estar entre Martinez e Berthet quando começaram a última subida.
A 1 km do final, Martinez fez sua jogada decisiva e, apesar dos esforços de Berthet, o jovem de 20 anos disparou para conquistar sua quinta vitória da temporada. Berthet garantiu o segundo lugar, e Harm Vanhoucke completou o pódio em terceiro.