Os ciclistas da INEOS Grenadiers foram vistos, com o que parece ser uma nova Pinarello Dogma, enquanto participavam de um campo de treinamento em altitude em Monte Teide (Espanha). Carlos Rodriguez, Michael Kwiatowski, Omar Fraile, Ben Turner e Jonathan Castroviejo foram flagrados em treinamento antes do Critérium du Dauphiné.
Mudanças sugerem foco na aerodinâmica e redução de peso
A nova bicicleta, fotografada por Ajona Díaz Spínola, e disponibilizada pelo site britânico cyclingweekly, parece ter um design de tubo superior revisado e mais profundo, um tubo inferior mais fino e uma área do movimento central redesenhada.
Se esta for realmente uma nova bicicleta, provavelmente sucederá a atual Dogma F da Pinarello, que não recebeu atualizações desde seu lançamento em junho de 2021.
Frente da bicicleta com maiores modificações
Ao observar atentamente, percebe-se que o tubo superior apresenta um formato mais angular e profundo, provavelmente para melhorar a rigidez e a aerodinâmica. Isso é similar ao que aconteceu com a Scott Foil RC, após a UCI relaxar sua regra sobre a proporção 3:1 entre profundidade e largura do perfil do quadro.
Uma comparação lado a lado revela pouca diferença entre os dois modelos – esta atualização parece ser mais uma evolução do que uma revolução. O tubo inferior da nova bicicleta (foto abaixo à direita) aumentou de tamanho, provavelmente para melhorar a rigidez lateral.
Redução dos perfis dos tubos
A Pinarello também parece ter reduzido alguns dos perfis dos tubos da bicicleta, provavelmente visando a redução de peso. O tubo inferior não possui mais o corte pronunciado para a garrafa de água visto na atual Dogma F, adotando um formato mais uniforme de cima a baixo.
Além disso, parece que o mesmo enfoque na redução de peso foi aplicado aos Seat tube, seguindo a fórmula de desempenho de 2024: aerodinâmica na frente e redução de peso na traseira.