Critérium du Dauphiné: resultados da 8ª etapa, Carlos Rodriguez vence etapa, Primoz Roglic campeão, assista a chegada
A etapa final do Critérium du Dauphiné foi um verdadeiro espetáculo e uma disputa acirrada por segundos. Primoz Roglic enfrentou dificuldades no Plateau des Glières, reabrindo a batalha pela vitória geral.
Matteo Jorgenson (Visma-Lease a Bike) foi batido por Carlos Rodriguez (INEOS Grenadiers) no sprint, mas mesmo com os seis segundos de bônus no final, Jorgenson não conseguiu alcançar a vitória geral, que acabou ficando com o líder da BORA-hansgrohe, Primoz Roglic.
A etapa
O Criterium du Dauphiné chegará ao fim, após oito dias de corrida numa etapa com muita subida, como tem acontecido nos últimos dias. Pode não ter um perfil tão brutal como a 7ª etapa, mas ainda traz sérios desafios e a classificação geral não será decidida até a linha de chegada no Plateau des Glières, após uma série de ascensões.
A fuga do dia
A fuga do dia incluiu 9 ciclistas. Bart Lemmen, Marc Soler, Tim Wellens, Bruno Armirail, David Gaudu, Omar Fraile, Guillaume Martin, Eduardo Sepúlveda e Sean Quinn, não conseguiram uma vantagem maior que 2min 30 seg do pelotão, que era controlado pela equipe do líder Primoz Roglic.
A caminho dos 10 quilômetros finais, apenas 36 segundos separavam os dois grupos líderes. Assim que a escalada começou, Tiesj Benoot (Visma-Lease a Bike) assumiu a frente do grupo do GC, alcançando o restante da fuga.
Últimos quilômetros
A 8,2 km do final, Giulio Ciccone foi o primeiro a atacar. Atrás, Laurens De Plus conduzia a INEOS, trabalhando para Carlos Rodriguez. A 5,5 km do final, Ciccone foi apanhado, mas De Plus não cedeu, mantendo um ritmo infernal na frente do grupo.
Então, faltando pouco mais de 5 km, o próprio Rodriguez atacou. Matteo Jorgenson foi na roda do espanhol, assim como Derek Gee e Santiago Buitrago. Notavelmente, porém, Primoz Roglic ficou para trás.
Percebendo a situação, Jorgenson, que começou o dia em segundo lugar a 1:02, assumiu a frente do grupo dos líderes e começou a avançar. A diferença de tempo para Roglic era de cerca de 20 segundos, o que ainda não era suficiente para mudar o Maillot Jaune quando entraram nos 3 km finais.
Quando Jorgenson fez sua última aceleração brutal, apenas Rodriguez conseguiu acompanhar o americano. Com 10 segundos de bônus em jogo, a corrida pela vitória poderia ser crucial. Rodriguez venceu, Jorgenson ficou em segundo e Gee logo atrás em terceiro.
No entanto, o tempo estava correndo para Roglič e, em um final emocionante, o esloveno quase conseguiu fazer o suficiente para salvar a liderança geral e conquistar seu segundo título no Dauphiné.
Assista a chegada
Resultados da 8ª etapa do Critérium du Dauphiné
Classificação Geral do Critérium du Dauphiné 2024
Em breve o Giro do Ciclismo divulgará as classificações finais de todas as categorias do Critérium du Dauphiné 2024.