Os resultados das eleições europeias de 2024 não apenas impactaram significativamente o cenário político na Europa, como também colocaram em risco duas etapas do Tour de France.
Após a vitória do Rassemblement National (RN) nas eleições europeias na França, o presidente Emmanuel Macron, do partido Renascença, decidiu dissolver o parlamento. As novas eleições parlamentares coincidirão com duas etapas importantes do Tour de France.
Eleições durante a temida etapa de Gravel
A primeira volta das eleições parlamentares na França está marcada para o dia 30 de junho, quando os ciclistas do Tour de France ainda estarão em solo italiano. A segunda rodada das eleições ocorrerá em 7 de julho, no mesmo dia da temida etapa de gravel até Troyes.
A incerteza quanto às consequências dessas eleições para a corrida é grande, mas há precedentes de grandes eventos esportivos sendo alterados devido a eleições.
9ª Etapa 07.07: Colombey-les-Deux-Églyses – Troyes 199km
Experiências anteriores sugerem cancelamentos
Por exemplo, em 2022, a Paris-Roubaix e a Amstel Gold Race tiveram suas datas modificadas porque a clássica francesa não poderia ser realizada no mesmo dia das eleições presidenciais. No entanto, desta vez trata-se “apenas” de eleições parlamentares e a data foi anunciada com menos antecedência.
Embora a etapa rumo a Troyes aconteça integralmente em solo francês, os ciclistas ainda estarão na Itália em 30 de junho. Normalmente, um grande contingente motociclistas franceses apoia a brigada do país anfitrião do Tour de France, mas não está claro se isso ocorrerá este ano.
A organização do Tour deve aguardar a decisão do governo, para decidir, sobre como deve proceder nessa situação.