Bryan Coquard (Cofidis) venceu a primeira etapa do Tour da Suíça de 2024, registrando sua segunda vitória no World Tour. O ciclista francês superou Michael Matthews (Jayco AlUla) e Arnaud De Lie (Lotto Dstny) em Regensdorf.
Destaque para o português Rui Costa (EF Education EasyPost), que após um longo período de inatividade, terminou a etapa na 5ª posição.
A etapa
Os ciclistas encaram quase 180 quilômetros, em terrenos acidentados, com ganho de elevação de 2.400 metros. As subidas para Obstalden (4,3 km a 6,6%) e Bildhaus am Ricken (5,9 km a 6,1%) estavam longe do final, mas o topo do Regensberg (2,2 km a 7,7%) está localizado a cerca de dez quilómetros de o fim.
A fuga do dia
A fuga do dia incluiu quatro ciclistas. Gerben Kuypers (Intermarché-Wanty), Antoine Debons (Corratec-Vini Fantini), Luca Jenny e Félix Stehli (ambos da seleção suíça). No entanto, apesar da fuga ter conseguido abrir uma vantagem de mais de 5min, a Soudal Quick-Step comandava o pelotão e procurava garantir uma chegada massiva.
Últimos quilômetros
Na preparação para a subida final, o nervosismo cresceu no pelotão e isso levou à queda de vários ciclistas. Átila Valter e Nairo Quintana , entre outros, acabaram na grama, mas os ciclistas conseguiram prosseguir. Enquanto isso a INEOS Grenadiers assumiu a frente do pelotão e acelerou forte, com o último remanescente da fuga, Luca Jenny sendo alcançado.
No final da última ascensão a Alpecin-Deceuninck assumiu a frente do pelotão, causando divisões no pelotão, com a ausência do Maillot Jaune, Yves Lampaert, na frente da corrida. Na descida, o grupo da frente começou a se recompor. Os ataques continuaram, com o ataque mais perigoso veio do italiano Alberto Bettiol, que, a 2 quilômetros do fim, estava cerca de 10 segundos à frente do pelotão.
Arnaud de Lie com problemas mecânicos
No entanto, quando ele começou a diminuir o ritmo, seu movimento foi neutralizado ao passar pela Flamme Rouge. A partir daí, a corrida se resumiu a um sprint final. Bryan Coquard foi o primeiro a acelerar, e embora Arnaud De Lie estivesse bem posicionado atrás do francês, problemas mecânicos o prejudicaram na chegada, permitindo que o sprinter da Cofidis, cruzasse a linha de chegada à frente de Michael Matthews.
Rui Costa 5º colocado
O português Rui Costa demonstrou estar novamente em forma, após o sério acidente durante a Volta ao Algarve. O atleta da EF Education EasyPost disputou a chegada e finalizou na 5ª colocação, após uma série de montanhas, que acabaram por separar uma série de ciclistas.
João Almeida Top 3
Os portugueses João Almeida (UAE Team Emirates) e Nelson Oliveira (Movistar) finalizaram a etapa junto ao pelotão principal. Assim, João Almeida sobe para a 3ª colocação na Classificação Geral.
Assista a chegada
Resultados da 1ª etapa do Tour de Suisse 2024
Classificação Geral do Tour de Suisse 2024
Em breve o Giro do Ciclismo divulgará as classificações de todas as categorias do Tour de Suisse 2024.
Diariamente às 13hs 45min (horário de Brasília), 17hs 45 (horário de Lisboa) o Giro do Ciclismo informará a prévia da etapa seguinte do Tour de Suisse 2024.